Saúde de Aparecida fortalece a humanização do atendimento na Farmácia de Alto Custo

Por Polliana Martins

7 de outubro de 2021

Por Polliana Martins

7 de outubro de 2021

Foto: Arquivo/Farmácia de Alto Custo

Palestras com profissionais da Saúde Mental são realizadas nas unidades da pasta para aprimorar os trabalhos desenvolvidos e atender a população com excelência. Recentemente, a iniciativa foi aplicada na Farmácia de Alto Custo

A humanização no atendimento é um dos principais focos da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, afirma a coordenadora de Saúde Mental da pasta, Carolina Sartori. Nesse sentido, além das capacitações constantes, sempre que uma unidade da SMS solicita uma abordagem específica sobre o tema são realizadas palestras, rodas de conversas e outras iniciativas desenvolvidas pela equipe da Saúde Mental para aprimorar o trabalho dos profissionais e os serviços prestados à população.

“A humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma estratégia essencial que envolve profissionais, usuários e gestores numa rede de colaboração e excelência dos serviços prestados aplicada nas práticas de atenção e gestão na rede. Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS) criou, em 2003, a Política Nacional de Humanização para qualificar o Sistema em todos os níveis e aqui em Aparecida estamos empenhados em dar melhores condições de trabalho para nossos trabalhadores e melhores atendimentos à população”, destaca Carolina Sartori.

A mais recente dessas iniciativas foi feita na Farmácia de Alto Custo, localizada na Rua Manaus (Bairro Vera Cruz), no último 24 de setembro. O diretor administrativo da unidade, Fabrício Alves, para reduzir a pressão rotineira sofrida pelos servidores e aperfeiçoar os trâmites internos e o atendimento aos usuários, solicitou ao pessoal da Saúde Mental uma atividade e com isso a Farmácia recebeu a visita da psicóloga Daniela Cristina Camargo para uma palestra técnica realizada às 7h30, antes da abertura da Farmácia.

Valorização dos trabalhadores

Na ocasião, a psicóloga, que é do Núcleo de Saúde Mental da SMS, falou sobre o processo coletivo de construção de uma Saúde Pública acessível e universal, a importância de ouvir e respeitar as singularidades de cada indivíduo e as relações humanas no trabalho, além de estimular a comunicação em todos os níveis e o acolhimento para um bem-estar físico e psicológico. “A receptividade foi excelente, todos estavam muito atentos. O trabalhador precisa ser olhado e valorizado para se sentir pertencente onde está, e, dessa forma, atender as pessoas com mais qualidade e enfrentar os desafios do dia-a-dia com mais serenidade. Como pediram mais momentos assim, vamos viabilizar”, ressaltou Daniela Cristina.

Após a palestra, foi servido um café-da-manhã para os profissionais da Farmácia num momento de descontração antes da abertura dos trabalhos do dia. Nesse momento, vários servidores aproveitaram para expor o que acharam da iniciativa, como fez Washington de Moralha: “Gostei muito. Acho que devemos ter mais palestras assim e até com mais setores da secretaria envolvidos, é de grande valia para o nosso trabalho e para o cuidado que temos com quem precisa de nós, que são os usuários”.

Micael Lima também pediu por mais palestras do gênero e disse se sentir “mais tranquilo após a dinâmica. Trabalhamos sob muita pressão dos usuários, o que é natural porque somos uma unidade de dispensação de medicamentos e suplementos, então quem nos procura está precisando dos produtos para o seu bem-estar. Precisamos de ajuda psicológica adequada e sabemos que podemos contar com o Núcleo de Saúde Mental até mesmo para um desabafo, uma conversa acolhedora porque temos que estar sempre atentos e prestativos para atender à população com a máxima qualidade possível”.

Já a servidora Eliete, além de concordar com a importância da palestra, parabenizou a direção da Farmácia por solicitar a dinâmica, que ela considerou “um amparo necessário” e acrescentou: “Foi um espaço para sermos ouvidos, também, e discutirmos nossas demandas e desafios para lidarmos melhor com as pressões do dia-a-dia. Pode parecer simples, mas para nós foi algo tremendo que vai fazer diferença em nossas vidas”.

O diretor Fabrício Alves relatou que “a princípio, solicitamos essa palestra para, além de acolher e orientar a equipe, termos um momento de reflexão entre nós para debatermos os desgastes e o stress enfrentados nos ambientes de trabalho. Na palestra pudemos notar o cansaço e as dificuldades físicas e mentais enfrentadas pelos nossos trabalhadores, algo que é, infelizmente, comum em muitas atividades profissionais e não é diferente no SUS”.

Melhores serviços e atendimentos

Segundo Fabrício Alves, “a receptividade foi muito boa, percebemos que houve uma sensação de união e pertencimento e todos querem repetir a dose com frequência, inclusive trazendo profissionais de outros setores da SMS para consolidar essas reuniões e buscar soluções para os entraves de rotina e outros que porventura surjam. E quem ganha com isso? Nós, servidores, mas, principalmente, a população, toda a sociedade”.

A Política Nacional de Humanização do SUS

A estratégia se baseia na inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos. Segundo o MS, a Política Nacional de Humanização está em permanente atualização, é construída coletivamente e envolve os governos federal, estaduais e municipais num esforço para garantir a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em Saúde.