Saúde de Aparecida lança aplicativo para agendamento de consultas

Por Camila Godoy

13 de junho de 2023

Por Camila Godoy

13 de junho de 2023


Foto: Jhonney Macena

Ferramenta já está disponível na “Play Store” para download em aparelhos com sistema Android. Pelo app é possível agendar consulta com clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) lançou nesta terça-feira, às 8h, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, um novo recurso para agendamento de consultas. O aplicativo “Saúde Aparecida” já está disponível na “Play Store” para download em aparelhos com sistema Android. A ferramenta permite agendar consultas com clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista.

Caso o paciente tenha passado por alguma consulta, inclusive com médico especialista, e precise agendar o retorno, também é possível marcar pelo aplicativo. A ferramenta dá acesso ainda aos atestados médicos emitidos nas três UPA´s da cidade (Brasicon, Buriti e Flamboyant) e possibilita o agendamento de testes para diagnóstico da covid-19.

Clique aqui e baixe agora o aplicativo

Primeiro acesso

Interessados devem baixar o app e inserir os dados solicitados para login de novos usuários (CPF, e-mail e número de celular) e em seguida criar uma senha. Se for necessário atualizar o cadastro do usuário no sistema de saúde de Aparecida, ele receberá uma mensagem automática de orientação. A atualização pode ser feita em qualquer uma das 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade, basta apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de endereço. Em até 24h após a atualização já será possível concluir o login no aplicativo e acessar todos os benefícios do app.

Prefeito Vilmar Mariano participou do lançamento do Aplicativo e falou sobre o futuro da Saúde em Aparecida

Saúde inteligente

“O aplicativo é mais uma ferramenta para facilitar a comunicação com a população e assim melhorar o atendimento em Saúde oferecido na nossa cidade”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.

Ele lembra que a informatização da rede de saúde municipal é um iniciativa do programa “Cidade Inteligente” e que o aplicativo é resultado desse trabalho: “Nós já passamos a fibra óptica em toda as unidades de saúde da cidade, compramos computadores, desenvolvemos um programa específico para a rede municipal de saúde e temos capacitado os servidores. Queremos que tudo seja integrado e informatizado. Assim o atendimento é mais rápido e eficiente”.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, informa que os agendamentos realizados diretamente nas unidades de saúde e via telefone (0800-646-1590) continuam. “ Nós ampliamos a capacidade de atendimento e hoje são ofertadas cerca de 90 mil consultas mensais. Os usuários do SUS podem realizar os agendamentos tanto presencialmente, nas unidades básicas, quanto por telefone e agora com o aplicativo.”

Secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, explica os benefícios do aplicativo

Facilidade para a população

Já o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, lembra que o antigo aplicativo de mesmo nome (“Saúde Aparecida”) usado durante a pandemia para marcação de exames de covid-19 e atendimento da telemedicina não está mais funcionando. “Esse é um aplicativo totalmente novo, com interface e recursos diferentes. Vale a pena baixar e usar. Facilita muito o acesso do paciente, principalmente na Atenção Primária, principal porta de entrada à rede do SUS”, destaca.

O superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, apresenta as funcionalidades do “Saúde Aparecida”

A diretora de Informatização da SMS, Adriana Braga, informa que a expectativa é a de que o app “Saúde Aparecida” ofereça cada vez mais novos recursos para os usuários do SUS, conforme a informatização avança na rede. “Começamos com os agendamentos da Atenção Primária e retornos, mas novas funcionalidades serão ofertadas ao longo do tempo”, destaca. Ela informa ainda que em até 60 dias o aplicativo deve estar disponível também para o sistema operacional iOS.

A servidora da SMS Ana Kamila Conceição, que atua na implantação do sistema de informatização da Saúde, informa que diariamente são geradas novas vagas e que as agendas de cada médico são renovadas semanalmente. “Se um paciente tentar agendar uma consulta e não houver vagas disponíveis naquele momento, em até 7 dias são geradas novas agendas”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)