Saúde de Aparecida leva vacinação para mais de 100 escolas da cidade

Por Camila Godoy

11 de março de 2024

Por Camila Godoy

11 de março de 2024


Foto: Arquivo Secom

Iniciativa facilita o acesso à imunização para crianças e adolescentes. Praticamente todas as vacinas do calendário infantil são ofertadas na ação

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) segue promovendo a vacinação nas escolas da cidade. A mobilização começou em fevereiro e se estende até 12 de abril. Com exceção da BCG e da Qdenga, todas as vacinas do calendário infantil são ofertadas nos ambientes escolares, em datas pré-definidas, de acordo com o cronograma abaixo.

A vacinação escolar é uma estratégia da SMS para facilitar o acesso à imunização. “É uma oportunidade para as crianças e adolescentes atualizarem o cartão de vacinação na própria escola, onde elas já estão acostumadas com o ambiente, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. Ajuda muito”, avalia o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Ele destaca que no primeiro semestre deste ano, 108 escolas vão receber as equipes de imunização da SMS. “São escolas públicas, privadas e conveniadas. Milhares de estudantes beneficiados”, conclui.

Alessandro Magalhães explica ainda que na vacinação escolar são ofertados imunizantes contra sarampo, coqueluche, febre amarela, difteria, meningites, pneumonias, caxumba, hepatite B e outras doenças, inclusive as de campanhas, contra a poliomielite (paralisia infantil) e covid-19. 

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, lembra que até então, a vacina contra a dengue também era ofertada nas escolas. “Mas, seguindo as regras da nova Nota Técnica do Ministério da Saúde, o imunizante deve ser aplicado somente nas salas de vacinação das unidades de saúde.  Assim, as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade interessadas na proteção contra a dengue podem ser vacinadas nos 38 postos fixos espalhados pela cidade”, acrescenta.

Como funciona a vacinação nas escolas

A vacinação escolar ocorre das 08h30/9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com o objetivo de possibilitar a participação dos pais ou responsáveis durante o momento da imunização. “Caso os pais ou responsáveis não consigam estar presentes, não tem problema. Eles podem  enviar para a escola, no dia programado, o cartão de vacinação e os documentos pessoais da criança, que ela será acompanhada por um representante da instituição no ato da vacinação”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)