Saúde oferta partos no Hospital Maternidade Garavelo

Por Polliana Martins

22 de fevereiro de 2022

Por Polliana Martins

22 de fevereiro de 2022


Foto: Rodrigo Estrela

Município amplia a assistência materna-infantil. Grávidas de Aparecida têm, a partir de agora, mais acessibilidade e conforto na hora de dar à luz

Para aprimorar a atenção prestada às grávidas e aos recém-nascidos em Aparecida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta semana, a realização de partos no Hospital Maternidade Garavelo (HMG). Os procedimentos são realizados mediante encaminhamento da Superintendência de Regulação, Avaliação e Controle (SRAC). A iniciativa é fruto do plano de governo do prefeito Gustavo Mendanha e da parceria do Município, firmada em 12 de julho de 2019, com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) na consultoria “Gestão Por Resultados”, que previa, dentre outras metas, a expansão de rede de assistência materna-infantil na cidade.

Com a inclusão, os partos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aparecida passam a ser realizados em três locais: na Maternidade Marlene Teixeira (MMT) e no Hospital São Silvestre, onde já eram feitos, e agora também no Hospital Garavelo. A pasta também prepara a transformação da MMT em um Centro de Saúde da Mulher com atendimentos ambulatoriais.

Estrutura e atendimentos de excelência

O prefeito Gustavo Mendanha visitou o HMG na manhã desta terça-feira, 22, acompanhado do secretário de Saúde Alessandro Magalhães. “Vim conhecer a estrutura. Há quatro ou cinco anos estive aqui, e agora melhorou demais. Fizemos essa parceria com o HMG, que passa a ser mais uma maternidade nossa, já que a Marlene Teixeira já não é mais suficiente para atender a toda a demanda, e aqui podemos dar muito conforto às mães numa estrutura digna de Aparecida”, afirmou.

Recepcionados pela gerente geral do HMG, Stéfany Gontijo, o prefeito e a comitiva conheceram consultórios, apartamentos, enfermarias para adultos e pediátricas, o laboratório, as salas cirúrgicas, as UTI’s e os postos de enfermagem. Ao fim da visita, o gestor destacou que “essa semana começaram nossas atividades nessa parceria e já foram realizados nove partos encaminhados pela Secretaria de Saúde. A partir de agora muitos filhos de Aparecida nascerão aqui. Falei com uma mãe que teve a filhinha no fim-de-semana e com outra que está prestes a ter o bebê e ambas estão muito satisfeitas. Fico contente de ver que temos uma solução definitiva e que as mães poderão ter seus filhos aqui com muito conforto e com aquilo que sempre prezamos, que é uma saúde de excelência”, afirmou.

O secretário Alessandro Magalhães salientou: “Há dois anos trabalhamos nessa ampliação da rede para dar mais conforto às mães e seus bebês, uma determinação do prefeito Gustavo Mendanha já prevista no plano de governo dele. Estamos num processo de ampliação do acesso à obstetrícia aqui no município e a MMT deverá se tornar um Centro de Atendimento Especializado à Mulher. ”

Qualidade na assistência


Alessandro Magalhães contou que o HMG já prestava serviço para a SMS e “tínhamos um projeto para fazer lá atendimentos como maternidade, mas, com a pandemia, o hospital se tornou uma de nossas referências para atendimento à covid-19. Agora, com a redução no número de internações, realizamos essa expansão elaborada com a consultoria do Sírio-Libanês, instituição considerada um centro de referência mundial em Saúde, e, em breve, os dois hospitais realizarão todos os partos da cidade e a MMT será destinada apenas a atendimentos ambulatoriais para o público feminino. ”

O secretário ainda enfatizou que o HMG tem um espaço físico adequado, bem humanizado, “uma estrutura avançada de equipamentos para assistência de qualidade às mulheres. Além disso, os apartamentos para as mães têm televisão, ar condicionado e quartos individualizados. Aqui as mulheres serão melhor acolhidas e esperamos, com isso, aprimorar cada vez mais nossa assistência materna infantil no Município”.

Aparecida registra menor letalidade por Covid-19 dentre as cidades mais populosas de GO

Morador da região do Setor Garavelo desde 1981, o vereador Fábio Ideal também participou da vistoria e comemorou a novidade: “Eu acompanhei a construção desse Hospital ainda criança e estou muito feliz enquanto cidadão, pai de família e empresário, ao ver essa estrutura gigantesca que vai atender ao anseio de muitas mães que terão seus partos nessa maternidade contratada com a Prefeitura. Fiz questão de acompanhar o prefeito por se tratar da minha região e tenho certeza que, com essa estrutura toda que vimos aqui, o atendimento estará à altura de todas as necessidades da cidade em relação aos partos”.

A gerente geral do HMG, Stéfany Gontijo, contou que “estamos recebendo as pacientes encaminhadas pela SMS de Aparecida com muita tranquilidade, estão sendo bem acolhidas e tendo partos humanizados. As nossas equipes médica e multiprofissional são muito preparadas e comprometidas e estamos muito felizes com essa nova etapa de receber essas gestantes e esses bebês no Hospital”.

Mães tranquilas e satisfeitas

Maria Daniele Fonseca, moradora do Bairro Cardoso, conversou com o prefeito Gustavo Mendanha enquanto estava com a pequena Helena nos braços. Ela revelou que foi encaminhada pela MMT e que gostou muito do atendimento recebido no HMG: “Achei aqui ótimo, estrutura maravilhosa, e o parto foi bem tranquilo, graças a Deus. Esse é meu segundo filho e sei o quanto é importante ter tranquilidade num momento desses”.

Saúde realiza campanha com foco nas doenças sexualmente transmissíveis

No apartamento em frente ao da Maria Daniele estava Joseli Alves, 37 anos, mãe da recém-nascida Sara, que elogiou o Hospital e a equipe local: “Tudo aqui foi muito bom, as moças que atendem aqui são ótimas e me acolheram muito bem. Foi meu segundo parto, o primeiro foi normal e dessa vez precisei de uma uma cesárea. Gostei de ter feito o parto aqui, todo mundo precisa ser tratado assim. ”

Porta de entrada pela Maternidade

O superintendente de Regulação, Avaliação e Controle de Aparecida, Luciano de Moura, define a novidade como “excelente para a população” e explica: “Neste primeiro momento, todas as gestantes de Aparecida devem procurar a MMT, onde serão avaliadas, e então a Maternidade solicita a vaga para a Regulação que fará o devido encaminhamento para quaisquer unidades disponíveis e sob critérios médicos. Não temos, nesse início, atendimento de pronto-socorro nos dois hospitais, Garavelo e São Silvestre, portanto, a porta de entrada continua sendo pela MMT até a mudança de perfil da unidade. ”

Capacidade ampliada e supervisionada

Já o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, destaca que “a população ganha mais um ponto de atendimento com serviços de ginecologia, obstetrícia e pediatria para as gestantes e bebês aparecidenses. Dessa forma, dobramos a capacidade de realização de partos e procedimentos na cidade e temos a expectativa de abrirmos o atendimento de pronto-socorro no Hospital Garavelo para as grávidas. Além disso, a SMS supervisiona os serviços e reforça o fluxo que garante uma consulta antes e depois do parto para dar mais segurança e proteção à mãe e ao bebê recém-nascido”.

Gustavo conta que a assistência pediátrica é feita no ato do parto e depois logo no início da vida do recém-nascido. Ele ainda acrescenta que “ao longo de tudo, desde antes do parto, no HMG, as gestantes terão o acompanhamento de equipe completa e especializada com equipamentos de última geração para diagnóstico e uma estrutura física pronta para garantir mais conforto para mães e filhos nesse momento tão marcante de suas vidas”.

Bem-estar para mães e bebês

A diretora de Urgência, Emergência e Atenção Especializada da SMS, Amanda Melo, ressalta que, com o tempo, mais vagas serão criadas para a realização de partos no HMG. “Atualmente, são realizados, em média, 130 partos apenas na Maternidade Marlene Teixeira. Vamos ampliar essa capacidade com a inserção do HMG no circuito da assistência materna-infantil em Aparecida e a tendência é a de que a capacidade do Hospital seja ampliada com a reorganização que estamos fazendo lá da demanda de pacientes com covid-19 e outros atendimentos clínicos. E mais: a nossa Regulação monitora todos os atendimentos realizados, assim como já é feito nas demais unidades de saúde que possuem contratualização com o Município. Esta ampliação é feita com um planejamento rigoroso e eficiente para proteger da melhor maneira possível às mães e seus bebês”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)