Saúde de Aparecida oferta vacinação contra a gripe para trabalhadores da educação

Por Camila Godoy

18 de abril de 2023

Por Camila Godoy

18 de abril de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Além dos professores, todos os profissionais que atuam em instituições de ensino já podem receber o imunizante nos 35 postos da cidade

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) ampliou os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A partir desta terça-feira, 18 de abril, todos os trabalhadores da educação poderão receber a dose de proteção contra a gripe nos 35 postos de imunização da cidade. A vacina já estava disponível para os professores, mas agora também será ofertada para os demais profissionais que atuam  em escolas, creches, Cmei’s, faculdades, cursos técnicos e profissionalizantes. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento que comprove o vínculo empregatício com instituições de ensino públicas ou privadas.

A ampliação é uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde. “A comunidade escolar como um todo é prioridade do Plano Nacional de Imunizações. Por isso, convido todos os trabalhadores da educação a procurarem um dos postos. Temos acompanhado o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza nas últimas semanas e a vacinação reduz os riscos. Aproveitem! O imunizante contra a gripe é seguro, eficaz e gratuito”, destaca a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Quem pode ser vacinado contra a gripe

Além dos trabalhadores da educação, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade podem ser vacinados durante a campanha.

Locais de vacinação

• Central de Imunização
  • Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Em regra, os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Mutirão no feriado

Para facilitar o acesso da população à vacinação, neste final de semana a SMS realizará um mutirão na Central de Imunização. Os interessados poderão atualizar o cartão de vacinação em pleno feriado de Tiradentes, sexta-feira, 21 de abril, e sábado, 22, das 8 às 13h. No local são oferecidas todas as vacinas disponíveis pelo SUS, em especial as da gripe, Covid-19 e Meningogócica C. A Central de Imunização está localizada na Rua São Domingos, APM 1, Centro de Aparecida, em frente ao Colégio Estadual Machado de Assis.

A vacinação gratuita também estará disponível neste final de semana na Escola Municipal Valdir Gonçalves, durante o Mutirão de Aparecida. O evento da Prefeitura leva serviços públicos para diferentes regiões da cidade. Os interessados na atualização do cartão de vacinação terão acesso ao serviço na sexta de feriado, 21, das 8 às 17h, e no sábado, 22, das 8 às 12h. A escola fica na Rua 39, Quadra D, APM 08, Jardim Tiradentes.