Saúde de Aparecida prioriza atendimentos para pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus

Por Poliana Martins

6 de abril de 2020

Por Poliana Martins

6 de abril de 2020


Foto: arquivo SMS

Com o objetivo de auxiliar na contenção do novo Coronavírus em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem oferecido, desde o último 20 de março, no Agendamento Municipal de Consultas (0800-646-1590 via telefone fixo e celular), atendimentos prioritários exclusivos para os moradores de Aparecida solucionarem dúvidas sobre o assunto com médicos da SMS. Além disso, pessoas com sintomas leves de gripe têm agendado consultas pelo serviço e são atendidas em até 48h. Nas unidades de urgência, pacientes com suspeita de Covid-19 também têm prioridade no atendimento.   

De 20 a 30 de março, o Agendamento Municipal ofertou 1.316 consultas com agendamento em até 48h. Destas, cerca de 90% foram destinadas a pacientes com sintomas do Covid-19. Já a Superintendência de Regulação da SMS computou 222 solicitações de internações de casos suspeitos da doença. No mesmo período, nas unidades de urgência, foram atendidos 108 usuários com sintomas respiratórios.

Segundo a diretora de Urgência, Emergência e Especialidades da SMS, Amanda Melo, em comparação com março de 2019, neste ano, no mesmo mês, houve uma redução de 18% nos atendimentos das unidades de urgência. De acordo com ela, isso reflete o respeito da população às orientações da Secretaria: “Nossa recomendação é para que procedimentos que não são de caráter emergencial, como consultas ambulatoriais e retornos, sejam adiados ao máximo. ”

Como informa o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, “qualquer pessoa com cartão SUS de Aparecida pode acessar o serviço de Agendamento de Consulta por meio de ligação telefônica. Apenas casos mais graves, de pessoas com febre e dificuldade respiratória, devem ser atendidos nas unidades de urgência: UPA Flamboyant, Brasicon e Buriti, Cais Nova Era e Colina Azul. ” Ele ainda adverte que “todos que puderem devem adotar o isolamento social e só sair de casa para realizar atividades estritamente necessárias. ”

Como agendar consultas e tirar dúvidas?

Para agendar uma consulta com clínico geral e pediatra, basta ligar para o 0800-646-1590 e informar os dados pessoais, o motivo da consulta (sintomatologia) e o número do seu Cartão SUS. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7 às 19h. Após o protocolo inicial e a averiguação da situação, o paciente será atendido na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)