Saúde de Aparecida promove conscientização sobre a anemia falciforme

Por Polliana Martins

14 de junho de 2019

Por Polliana Martins

14 de junho de 2019

Foto: Wigor Vieira

Para esclarecer as pessoas quanto ao tema e destacar o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, 19 de junho, a Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida, em parceria com a Associação de Anemia Falciforme Karoliny Vitória de Aparecida de Goiânia (AAFKVAPG), realizará, na próxima semana, de 17 a 19 de junho, atividades educativas como blitz e palestras, além de aferição de pressão e exames de glicemia feitos pela equipe itinerante do ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No dia 29, um almoço vai marcar o encerramento das atividades e celebrar os 4 anos da Associação com distribuição de brindes para os pacientes.

A abertura dos trabalhos será na próxima segunda-feira, das 7h às 9h, em Goiânia, no Lago das Rosas, com o apoio do Hemocentro e da Coordenadoria da Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia (Coppir), e prosseguirá, a partir das !4h, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da SMS. No dia seguinte, a partir das 8h30, as atividades serão realizadas nas escolas municipais da cidade. Já no dia 19, quarta-feira, das 8H às 12h, uma blitz na Praça da Família, em frente ao Aparecida Shopping, mobilizará profissionais com o apoio do ônibus do CTA.

A doença

A anemia falciforme é uma doença crônica transmitida hereditariamente dos pais para os filhos e é predominante em pessoas afro-descendentes, mas também ocorre em outras etnias. Há pacientes que têm indicação e doador compatível para o transplante de medula óssea e consequente cura, mas, mesmo assim, precisam de acompanhamento clínico. Os sintomas mais comuns são anemia, palidez, icterícia, dores no corpo e infecções de repetição. O diagnóstico da anemia falciforme é feito com um exame chamado eletroforese de hemoglobina, incluído desde 2001 no Brasil no teste do pezinho para um diagnóstico já no nascimento, antes mesmo da manifestação dos sintomas.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, informa que existem entre 30 mil e 50 mil pessoas com alguma doença falciforme no Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS). No mundo todo, as estimativas são de que a cada ano nasçam entre 300 mil e 400 mil crianças com essas mutações genéticas, 230 mil apenas na África Subsaariana.

7h às 9h – Abertura no Lago das Rosas, em Goiânia
14h – Atividades nas UPAs de Aparecida de Goiânia