SMS realiza atendimentos e vacinação em postos montados na BR-153

Por Polliana Martins

29 de agosto de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o programa nacional Saúde na Estrada Ipiranga, que oferece atendimento a caminhoneiros e moradores das regiões participantes, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza, nestas segunda e terça-feira, 29 e 30 de agosto, das 8h às 17h, uma ampla vacinação para adultos e crianças em dois postos de combustíveis situados às margens da BR 153. A expectativa da equipe da Ipiranga que organiza o evento é a de atender a cerca de 800 pessoas nos dois dias.

Nesta segunda-feira, 29, os trabalhos são realizados no Centro Automotivo Bandeirante (Km 9, lote 001, no setor Granjas Reunidas Nossa Senhora de Lourdes) e amanhã, 30, no Talismã Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Km 1292, Jardim Rio Grande). Nos dois locais as atividades são feitas na maior carreta de saúde do Brasil, símbolo do programa e que tem estrutura com dois andares em cerca de 110m² com teto levadiço e um espaço moderno e confortável para atendimento do público.

Estímulo para viver melhor

O caminhoneiro Renato Luiz Marques, 48 anos, mineiro de Carmo do Paranaíba, contou que viaja por todo o País, trabalha muito e não faria exames nem se vacinaria tão cedo se não fosse o Saúde na Estrada: “Vi o evento, vim aqui, fiz todos os exames, descobri algumas coisas alteradas que tenho que cuidar para não ficar doente e vou ver quais vacinas preciso tomar. Foi muito gratificante, tudo gratuito e tranquilo e só tenho a agradecer, todos os colegas caminhoneiros devem aproveitar uma oportunidade dessas. Estou mais seguro e quero cuidar melhor da minha saúde a partir de agora”.

Também caminhoneiro, o goianiense Rafael Oliveira Santos, 36 anos, ainda não tinha tomado nenhuma dose da vacina contra a covid-19 e começou o esquema vacinal nessa manhã no Saúde na Estrada. “Eu não queria tomar as vacinas mas as moças aqui me convenceram que é importante. Além de me proteger, também facilita a minha vida porque tem empresas que trabalho que exigem essa vacinação para você entrar nelas, inclusive para pegar frete. Com certeza eu não buscaria nem a vacina nem os exames fora daqui, a gente se esquece de se cuidar. Foi rápido e fui muito bem tratado”, relatou ele.

O motorista de aplicativo Walace Mendanha Aguiar, 31 anos, morador de Aparecida, estava fazendo a aferição da pressão arterial e da glicemia quando soube que também poderia se vacinar, fazer exame de acuidade visual e até relaxar alguns minutos numa poltrona massageadora. Satisfeito, ele afirmou que aproveitaria tudo e elogiou a iniciativa: “Aqui fazem exames que muita gente não tem condições nem tempo para fazer, então ajuda muito ter um trailer desses parado num posto de combustíveis. A gente acaba pensando na vida que leva. Pretendo fazer mais exercícios, me cuidar mais, dar um reforço para a minha saúde. ”

Vacinas e testes rápidos

“Essa é mais uma parceria importante para levar as vacinas onde o povo está. Nosso pessoal da Imunização não mede esforços para proteger as pessoas e aqui estão 20 profissionais da SMS destacados para os dois dias de ações. Além disso, a mobilização, nos dois dias, também ofertará gratuitamente testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis e serão distribuídos preservativos masculinos e femininos”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, que acompanhou a abertura dos trabalhos.

A coordenadora de Imunização Renata Cordeiro ressaltou que “esperamos que as comunidades próximas a esses postos, além dos caminhoneiros e outros profissionais do setor, atendam ao chamado e não percam mais essa oportunidade de prevenção contra doenças e agravamentos. Teremos todos os imunizantes do Calendário Vacinal para crianças e adultos”. Ela ainda acrescentou que a PRF fará barreiras na rodovia para direcionar caminhoneiros aos locais do evento.

Renata ainda salientou que este é o quarto ano de parceria entre o Saúde na Estrada e a SMS nesta estratégia que contribui para a melhoria da vida da população local e também dos viajantes, “um público que tem maior vulnerabilidade. Essa ação é muito importante sobretudo nesse momento em que temos baixas coberturas vacinais no País, algo preocupante e que traz o risco da reintrodução de doenças que podem ser prevenidas com vacinas seguras e eficazes. ”

Estrutura adequada

Na carreta do Saúde na Estrada há uma sala exclusiva de vacinação com câmara para conservação, transporte e manipulação das vacinas. Os ambientes são climatizados e o trailer também conta com uma área de treinamento com 16 lugares e sistemas de áudio e vídeo, bem como Espaço Zen com cadeiras de massagem automáticas.

Exames gratuitos

Também são oferecidos pelo programa exames de triagem para controle de temperatura corporal, batimentos cardíacos, oxigenação do sangue (oximetria), pressão arterial, nível de açúcar no sangue (glicemia) e acuidade visual. Já a bioimpedância avalia a composição corporal, estimando a massa magra, gordura e água total do organismo, dentre outros dados para determinar o estado nutricional do paciente.

Segundo dados da Ipiranga, desde sua primeira rota por todo o Brasil, o Saúde na Estrada já realizou 625 mil atendimentos em mais de 200 municípios diferentes percorrendo 550 mil km. No total, foram mais de 1.500 eventos envolvendo 50 mil profissionais de saúde.