Saúde de Aparecida realiza força-tarefa de combate ao Aedes Aegypti no Jardim Tiradentes

Por Camila Godoy

20 de dezembro de 2021

Por Camila Godoy

20 de dezembro de 2021

Foto: Ênio Medeiros

Agentes de saúde estão concentrados na região, realizando visitas domiciliares, coleta de pneus e ações de bloqueio em locais com registro de casos de dengue

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Aparecida realiza mais uma Ação Integrada de Combate ao Aedes Aegypti, desta vez, na região do Jardim Tiradentes. De hoje, 20 de dezembro, até a próxima quarta-feira, 22, cerca de 60 agentes de saúde estão visitando os imóveis do bairro, orientando a população sobre medidas de prevenção à dengue, zika e chikungunya, conferindo a limpeza de lotes e residências, aplicando inseticida em locais com foco do mosquito e promovendo coleta de pneus.

“Nosso trabalho dura o ano todo e o período chuvoso exige a intensificação dos cuidados. O acúmulo de água favorece a proliferação do mosquito e o aumento dos casos de dengue e outras doenças. Por isso, durante os próximos três dias vamos fazer uma verdadeira varredura no Jardim Tiradentes. Peço à população que acolha os agentes, ouça as orientações que eles passam e reservem 10 minutos do dia para conferir a limpeza do quintal, a cobertura da caixa d´agua e os possíveis focos do mosquito. Vamos juntos vencer o Aedes Aegypti!”, convoca o coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira.

O gestor explica ainda que a força-tarefa na região conta com diferentes frentes: “Graças ao trabalho constante da Vigilância, nós mapeamos a cidade e temos ciência dos locais com mais registros de casos de dengue, zika ou chikungunya. Nesses pontos, realizamos um trabalho de bloqueio, com visitas em todos os imóveis da região, bem como a aplicação de inseticidas”.

Iron também destaca sobre a importância da coleta de pneus. “Esse material é o 4º maior criadouro do mosquito Aedes Aegypti e nossas equipes estão sempre coletando pneus descartados incorretamente. São centenas deles todos os anos. A Secretaria de Saúde recolhe e descarta corretamente, em parceria com empresas de reciclagem”, completa.

Visita que faz a diferença

Quem ficou feliz com Ação Integrada de Combate ao Aedes Aegypti foi a moradora Flora dos Santos, que está com a neta hospitalizada em decorrência da dengue: “Chegou na hora exata! Aqui o pessoal está tudo passando mal por conta da dengue. Inclusive, minha filha está no hospital com a pequena dela, de 4 anos. Ela saiu daqui já não estava nem dando conta de andar. Febre demais. Agora já está melhor, mas ainda está no hospital”.

A dona Flora mora ao lado de um lote sem edificação e conta que tinha receio disso acontecer: “Faço o possível para manter a limpeza no meu lote, mas as pessoas não têm consciência, jogam lixo aqui ao lado. A gente fala e vira briga. Acabou que pegamos dengue”. Diante do ocorrido, ela faz um pedido: “A dengue mata! Se cada um cuidar do seu lote dá tudo certo!”

Dados

De acordo com  dados da SMS, Aparecida acumula 7.629 casos de dengue em 2021. O Jardim Tiradentes é atualmente o terceiro bairro com mais casos notificados, totalizando 253. Os primeiros são Colina Azul e Buriti Sereno com 389 e 330 respectivamente.