Saúde de Aparecida realiza mutirão com mais de 360 atendimentos especializados

Por Polliana Martins

15 de outubro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

A mobilização faz parte do Outubro Rosa, campanha que se estende por todo o mês para reduzir a lista de espera por atendimentos especializados e alertar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

Como acontece todos os anos, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) participa ativamente da campanha Outubro Rosa, mobilização mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Neste mês, as unidades da rede da SMS promovem atividades sobre a campanha, e neste sábado, 15 de outubro, é realizado um Mutirão no Centro de Especialidades Municipal (CEM), no Jardim Boa Esperança, a partir das 8h, com mais de 360 consultas, exames e procedimentos com foco na saúde feminina.

O prefeito Vilmar Mariano conclama as mulheres do município a aproveitar a mobilização do Outubro Rosa para reforçar o auto cuidado e participar das atividades oferecidas: “Peço a todas, sobretudo àquelas que têm mais de 40 anos de idade ou que estão se sentindo adoentadas, para que vão às unidades da Saúde buscar orientações e atendimento médico. Não ignorem o risco do câncer de mama, que já tirou tantas vidas mas que pode ser curado, principalmente se descoberto logo no início. Cuidem-se, temos atendimentos gratuitos, de qualidade, e profissionais capacitados para cuidar do público feminino”.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães reforça a importância do movimento Outubro Rosa: “Infelizmente, muitas mulheres, até mesmo por causa da correria da vida cotidiana e das inúmeras responsabilidades que elas carregam em casa e no trabalho, acabam ignorando os cuidados com si mesmas, o que pode agravar problemas de saúde e retardar a busca por atendimento médico. Na pandemia isso piorou porque, com o isolamento, a população buscou menos os serviços de saúde, desde os básicos até os especializados. Agora estamos fazendo mutirões para diminuir a demanda represada e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos”.

Dados preocupantes

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Os números apontam que a doença também acomete os homens, embora mais raramente, representando 1% do total. Em 2022, a pasta estima que ocorrerão 66.280 casos novos no País. Dentre os vários tipos de câncer, o de mama é o que mais causa mortes femininas no Brasil e sua incidência e mortalidade tendem a crescer a partir dos 40 anos de idade.

Mutirão de Especialidades

No Mutirão deste sábado, centenas de pessoas, principalmente mulheres, estão sendo atendidas no CEM. O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, a coordenadora da Atenção Especializada, Loanny Barbosa, e a chefe de Ciclos de Vida, Amanda Faria, acompanham os serviços e os três afirmam que os agendamentos foram bem sucedidos e que os usuários atenderam ao chamamento. “Isso é muito positivo, estamos no sexto mutirão realizado em 2022 e até o fim do ano faremos outros para atender com mais agilidade às pessoas”, ressalta Amanda Faria.

“É muito importante estar em dia com a saúde, tem que fazer um “check-up” todo ano. Eu já tive um câncer de ovário e digo a todas as mulheres para se cuidar. Meu tratamento do câncer foi rápido e deu certo, não tenho nada a reclamar do SUS (Sistema Único de Saúde). Não se pode deixar nada da saúde esperar muito tempo, quanto mais cedo descobrir qualquer doença, melhor”, ensina Ida Lopes Brito, 40 anos, moradora do Jardim Nova Era e que fez um ultrassom neste mutirão.

Já a moradora do Parque Flemboyant, Sara Beatriz Vieira Terra, 21 anos, que estava aguardando há 5 meses por uma consulta com ginecologista para colocação do dispositivo intrauterino (DIU), elogiou o mutirão: “É preciso cuidar da saúde, não se pode deixar pra depois porque pode acontecer algo muito grave. Para mim, o fato de poder fazer o que preciso num sábado ajuda muito porque trabalho a semana inteira, por isso fico feliz com esse mutirão. Esperei muito tempo e agora estou satisfeita de poder fazer esse procedimento.”

Alerta às mulheres

A ginecologista Fernanda Rassi alerta as mulheres sobre o tema: “Saibam que o câncer de mama atinge principalmente o público feminino. Depois dos 40 anos há mais chances de se ter a doença, e mais ainda depois dos 50 anos. Infelizmente, uma em cada 10 mulheres no mundo vai ter câncer de mama. Por causa dessa incidência, elas precisam saber sobre a doença e conversar a respeito para entender como prevenir e tratar.”

A médica ainda enfatiza o poder do diagnóstico precoce e aponta sinais de alerta: “O diagnóstico o mais cedo possível é o mais importante para evitar a mortalidade pela doença. E como a maior parte dos cânceres de mama é assintomática, aumenta a importância do exame de rastreamento. Há também indícios da doença que devem ser observados, como
por exemplo: secreção saindo do mamilo, nódulo, se há alguma lesão ou alteração na mama, retração de mamilo e covinhas, dentre outros sinais. É fundamental se olhar, conhecer melhor próprio corpo e buscar atendimento médico em qualquer dúvida.”

Confira a programação do Outubro Rosa:

• Ações educativas sobre o câncer de mama como palestras e caminhadas, dentre outras, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e outras unidades da rede da SMS ao longo de todo o mês de outubro;
  • 10 e 13/10: Capacitação sobre o câncer de mama para médicos e enfermeiros da Atenção Primária no auditório do Aparecidaprev;
  • 15/10: Mutirão de Especialidades no Centro Municipal de Especialidades (CEM) no Jardim Boa Esperança:
  • Todos os atendimentos do Mutirão já foram previamente agendados pela SMS.
  • 19/10: Caminhada/arrastão na região da UBS São Pedro para mobilizar a comunidade local sobre o tema.