Saúde de Aparecida realiza mutirão de pequenas cirurgias a partir desta segunda, 3

Por Camila Godoy

1 de outubro de 2022

Por Camila Godoy

1 de outubro de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Serão 650 procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade realizados no Centro de Especialidades durante o mês de outubro. Intensificação vai diminuir a fila de espera

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) vai promover durante todo o mês de outubro um mutirão de pequenas cirurgias. Ao todo, serão 650 procedimentos de baixa complexidade realizados no Centro Municipal de Especialidades, localizado no Jardim Boa Esperança. Todas as pequenas cirurgias são agendadas previamente pela Secretaria, conforme a ordem cronológica da fila de espera. O objetivo da força-tarefa é agilizar o atendimento de quem já foi encaminhado e aguarda pelos procedimentos.

O mutirão realizará cirurgias para retirada de lesões de pele como pintas, verrugas, cistos, lipomas e câncer de pele. Esses procedimentos são realizados no centro cirúrgico do Centro de Especialidades, mas são ambulatoriais, isto é, não exigem internação. “Quem estiver aguardando por alguma dessas cirurgias não precisa ligar e nem procurar diretamente a unidade. É a Secretaria que entra em contato para agendar o procedimento”, enfatiza o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Segundo o gestor, o mutirão irá contribuir para a diminuição da fila de espera: “Nós já fazemos anualmente mais de 5 mil procedimentos desse tipo. Contudo, a pandemia provocou o acúmulo de muitas demandas e agora os nossos esforços estão voltados justamente para atender os pedidos represados. Na semana passada iniciamos um mutirão de cirurgias eletivas no HMAP e nesta segunda iniciamos essa força-tarefa no Centro de Especialidades. Nosso objetivo é atender o maior número de pessoas no menor espaço de tempo”.

Procedimentos que salvam vidas

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, lembra a importância das pequenas cirurgias: “Muitas vezes uma pequena lesão na pele, que não é investigada e tratada a tempo, provoca muitos outros grandes problemas de saúde. No Brasil, um a cada três diagnósticos de câncer é referente ao de pele. São 185 mil novos casos todos os anos. Por isso estamos atentos a essa demanda.”

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)