Saúde de Aparecida realiza Roda de Gestantes no Jardim Florença

5 de junho de 2019

5 de junho de 2019


Para orientar, tirar dúvidas e trocar experiências acerca da gravidez e do parto, com o objetivo de dar mais conforto e segurança às gestantes, foi realizada, na manhã desta terça-feira, 4, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Florença, na rua Verona, a primeira Roda de Gestantes. O encontro foi organizado pelos profissionais da unidade, reuniu dezenas de grávidas que fazem o pré-natal no local e contou com a participação de três doulas do Coletivo Casulo.

As doulas são mulheres que dão suporte físico e emocional às gestantes antes, durante e após o nascimento do bebê. Elas também orientam os pais, explicam os procedimentos e ajudam a grávida a se preparar para o parto. Neste, elas fazem uma intermediação entre a equipe de atendimento e a gestante ou o casal, explicando termos médicos e procedimentos de forma simples e afetuosa. Elas ainda ajudam a gestante a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e mostram formas eficientes de respiração e de alívio para as dores, dentre outras atribuições.

Alívio para a dor

Na Roda de gestantes, as três doulas (Endyel Faria, Suellen Lima e
Waldirene Rodrigues) conversaram com as mulheres orientando e esclarecendo dúvidas sobre temas como inchaço nas pernas, insônia no final da gestação, massagens e outras técnicas de alívio da dor. O momento também proporcionou trocas de experiências e relatos de histórias de vida.

“Já temos um projeto implantado na UBS Independência Mansões com reuniões fixas e estamos tentando expandir isso para outras unidades. É muito importante que as mulheres tirem suas dúvidas e se informem para chegarem no parto preparadas para terem a melhor experiência possível. As respostas ao nosso trabalho têm sido satisfatórias, as mulheres conseguem sentir menos dor, encaram os procedimentos com mais naturalidade e as famílias ficam mais tranquilas por saberem que elas estão tendo um acompanhamento adequado”, garante Endyel.

Informação e humanização

A enfermeira Karina Pimentel, da equipe da UBS e uma das organizadoras, ressalta o viés humanizador das doulas:”Acompanhamos o pré-natal das gestantes, mas nem sempre temos tempo para prestar todas as orientações necessárias. As grávidas têm que buscar o conhecimento para um trabalho de parto tranquilo e sem medo. Essa reunião é um passo importante para a humanização do atendimento e para o nosso trabalho multidisciplinar. Não se faz nada sozinho.”

Dentre as gestantes, Rejane Guedes Lima, moradora do Jardim Florença e na segunda gestação, chamou a atenção dos presentes pela desenvoltura. Ela tirou muitas dúvidas e agradeceu a iniciativa: “Essa conversa aqui ajuda muito. Esta é minha segunda gravidez e na primeira não tive tanta informação. Essas conversas valem a pena. Cada gestação é diferente e cada pessoa é diferente, por isso temos que conhecer nossa realidade. Vou participar de todas as reuniões dessa que tiveram, é algo muito importante.”

Texto: Polliana Martins

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)