Saúde de Aparecida recolhe 12 mil pneus em 3 dias de mutirão

Por Polliana Martins

18 de janeiro de 2023

Por Polliana Martins

18 de janeiro de 2023


Foto: Jhonney Macena

O 1º mutirão de limpeza para combate o Aedes Aegypti começou na segunda-feira, dia 16 e segue até está quinta-feira, 19 de janeiro. A coleta de carcaças de pneus, intensificada nos mutirões, amplia a prevenção e o combate a focos do mosquito transmissor da dengue

No 1º mutirão de 2023 de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika, a coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida realiza um amplo recolhimento de pneus desde a última segunda-feira, 16 de janeiro. A mobilização se estende por toda a cidade até amanhã, quinta-feira, 19 e até o momento já foram retirados das ruas, lotes baldios e de borracharias, 12 mil pneus velhos ou sem utilização.

As ações visam evitar o surgimento e destruir criadouros já existentes do mosquito e fazer a destinação sustentável do material recolhido, que é encaminhado para a empresa Reverso Reciclagem de Pneus Ltda. O esforço concentrado mobiliza mulheres e homens da Vigilância Ambiental, além de dez veículos utilitários e dois caminhões no recolhimento de carcaças que representam um grave risco para a Saúde Pública e o meio ambiente.

“Nosso pessoal está fazendo mais uma extensa varredura para recolher pneus descartados ou armazenados incorretamente nas borracharias, oficinas, vias públicas, praças e lotes baldios. Esse já é um trabalho de rotina desenvolvido o ano inteiro, mas que é impulsionado ainda mais nos mutirões para proteger a comunidade, que também precisa colaborar e fazer a sua parte”, declara o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Risco para a saúde

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, salienta que os pneus descartados incorretamente são reservatórios para água parada em qualquer posição que sejam deixados, contaminam o solo e as águas, e, se queimados, liberam substâncias tóxicas. “Para o Aedes Aegypti, as carcaças de pneus podem ser focos de proliferação por se tornarem verdadeiras maternidades para o mosquito”, argumenta a gestora.

Como solicitar a coleta

A SMS orienta que, além da importância da contribuição de cada pessoa para o combate ao mosquito, mantendo os imóveis sem quaisquer reservatórios de água parada, a população também pode auxiliar na proteção à cidade solicitando o serviço de coleta de pneus pelo telefone 3545-4819.

O coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira, que gerencia e acompanha as ações do Mutirão, relata que os levantamentos feitos em Aparecida demonstram que os pneus “são o terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue e que o perigo é ainda maior no período chuvoso, quando aumentam os locais propícios para que as fêmeas do Aedes depositem seus ovos. ”

Parceria educativa

Muitas borracharias já participam do esforço guardando pneus e avisando as equipes quando estão com os depósitos cheios. Iron Pereira ressalta que “já existe uma parceria desses estabelecimentos com os nossos profissionais, com o passar dos anos eles vêm aprendendo conosco como armazenar os pneus e nos avisam para que possamos buscá-los. Isso é ótimo porque transforma a realidade de maneira positiva com mais conscientização popular e consolida uma parceria em prol da vida humana e com menos doenças. Todos ganham”.

É o que confirma o borracheiro Leomar Silva, que trabalha no Setor Garavelo. Ele elogia o serviço de coleta de pneus e as orientações passadas pelos profissionais sobre o enfrentamento ao Aedes Aegypti. “Com certeza esse é um serviço muito importante porque ajuda na Saúde da gente, da vizinhança, e ainda mais neste tempo chuvoso. Porque o mosquito vem mesmo, a gente mexe nas coisas e onde tiver água vai ter mosquito na certa. Aqui o pessoal da Saúde passa direto recolhendo os pneus, não deixam juntar muitos, é muito bom fazer assim”, afirma ele.

A poucas quadras dali, num terreno baldio na Avenida da Luz (Jardim Tropical), os profissionais da Vigilância encontram vários focos do mosquito num único pneu. Ainda na região, os profissionais vão até outra oficina onde o borracheiro André Batista também já tem o costume de guardar pneus para as equipes buscarem. Ele sempre liga avisando e lembra que até há alguns meses tinha o costume de deixar os pneus empilhados ao ar livre: “O pessoal da Saúde me ensinou a guardar os pneus descartados num lugar tampado para não juntar água. Parece coisa simples, mas faz muita diferença. Eu amo minha família e minha cidade e quero ajudar para que todos tenham saúde e tranquilidade. ”

Faça a sua parte

Iron Pereira enfatiza que a população precisa cuidar das residências (Inclusive imóveis fechados) e estabelecimentos tirando cerca de 10 minutos por semana para verificar os locais e impedir que recipientes como garrafas, copos, latas, vasos de plantas e pneus armazenem água da chuva, além de manter as calhas limpas e as caixas d’água cobertas. “Fazemos ações educativas o ano inteiro em CMEIS, unidades de Saúde e até em empresas para orientar a comunidade. Cada um de nós deve contribuir para a coletividade fortalecendo a prevenção contra a dengue em nossas famílias e locais de convivência”, convoca o coordenador.

Ele acrescenta que “há vários anos atrás, quando não existia essa coleta, muitos pneus ficavam no aterro sanitário e jogados por toda parte. Hoje Aparecida é ecologicamente correta em relação ao encaminhamento desses pneus para a reciclagem, além de, com isso, também eliminarmos focos do mosquito. Quem tem um ou mais pneus descartados deve nos chamar para recolher e jamais jogar em terrenos ou nas ruas. Se todos nós fizermos a nossa parte vamos com certeza cuidar melhor da nossa saúde ao combatermos doenças como dengue, chikungunya e zika, males que podem agravar muito, deixar sequelas e até levar à morte”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)