Saúde de Aparecida reforça importância da vacinação contra Covid-19 para crianças com mais de 5 anos

Por Polliana Martins e Camila Godoy

27 de janeiro de 2022

Por Polliana Martins e Camila Godoy

27 de janeiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

Público infantil acima de 5 anos é imunizado em sete postos fixos, independentemente de ter comorbidades ou deficiência e Secretaria de Saúde destaca a importância da cobertura vacinal em massa para as crianças

Para ampliar a cobertura vacinal das crianças e facilitar o acesso à imunização, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) prossegue com a vacinação contra a covid-19 para todos os pequeninos na faixa etária de 5 a 11 anos em sete postos fixos. Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, as atividades da vacinação itinerante nos colégios foram realizadas na Escola Municipal Nova Olinda. Até neste dia, já foram aplicadas 4.633 doses pediátricas da vacina na cidade.

No município, todas as crianças com mais de 5 anos podem receber o imunizante pediátrico na Central de Imunização e nas unidades básicas de saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. A imunização nas UBS’s ocorre de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, destaca que “Aparecida tem buscado novas estratégias para alcançar o público infantil e facilitar o acesso aos pais e responsáveis que têm dificuldade de levar as crianças para vacinar. Nesse caso, quem não pode estar presente na hora da vacinação deve encaminhar o termo de autorização. A vacinação nas escolas visa contemplar principalmente o grupo de 5 a 11 anos mas também continuamos vacinando os adolescentes até 17 anos e levaremos essa iniciativa até mais de 52 unidades escolares do município”.

Ela acrescenta que “as pessoas que residem próximo a essas escolas podem procurá-las para retirar o termo de autorização e encaminhar seus filhos para receber a vacinação na data agendada. Esse cronograma vai até 28 de fevereiro podendo ser prolongado se ainda houver público nessa faixa etária para ser alcançado e também disponibilidade de doses”.

Convocação essencial

Renata Cordeiro informa que já foram aplicadas, até 26 de janeiro, 4.633 doses pediátricas em Aparecida e que a expectativa é a de imunizar cerca de 58 mil crianças na faixa de 5 a 11 anos. Ela relata que “houve uma baixa adesão no início da campanha devido à insegurança de alguns pais por causa de notícias falsas e negativas que circulam na sociedade, além dos grupos anti-vacinas que acabam incentivando a não-vacinação”.

Nesse sentido, ela enfatiza que “as vacinas são seguras, outros Países já iniciaram a vacinação, não temos registros até o momento de eventos adversos graves para esse público e repetimos que a vacinação em massa produz maior eficácia para toda a população. É fundamental que os pais tragam as crianças o quanto antes para serem protegidas com as vacinas”.

Pais e responsáveis aguardam pela vacinação das crianças em escola de Aparecida
Foto: Enio Medeiros

Momento esperado, alívio para as famílias

Ronicley dos Santos, pai da pequenina Ana Vitória, comemorou a imunização da filha na Escola Nova Olinda: “agora nossas crianças podem brincar, a importância dessa vacinação é muito grande, ela é maravilhosa e veio para cuidar ainda mais dos nossos filhos. Digo aos pais que levem suas crianças para ser vacinadas.” Já Ana Vitória, tranquila, disse que a vacina não doeu, não ficou nervosa e aconselhou: “podem vir vacinar, não dói”.

Jane Rodrigues, tia do menino Enzo, contou que “já tomei minhas três doses e na família só faltava ele para vacinar, tive o maior prazer em trazê-lo. Tive covid, fiquei muito mal e perdi o pai da minha filha por causa dessa doença. Então, para mim, é muito importante ele tomar essa vacina hoje. A vacinação salva vidas”.

Lucas Eduardo, de 7 anos, que esperava na fila da vacinação, explicou que teve um motivo a mais para querer a proteção: “Agora vou poder assistir ao filme do Homem – Aranha que será lançado. Meu avô me trouxe hoje e daqui a um tempo minha mãe vai me trazer para tomar a segunda dose. Não estou com medo e chamo todo mundo para se vacinar. sempre tomei vacina desde pequenininho”.

O avô dele, Jaime Xavier dos Santos, aproveitou para falar de esperança em dias melhores: “Esse é um momento muito importante, as crianças ficaram muito tempo presas em casa sem poder sair e brincar, então estou satisfeito. a vacina é um sinal de esperança e vida para todo mundo”.

Vacinação pediátrica com Pfizer e Coronavac

Renata Cordeiro informa que “na imunização infantil utilizamos a vacina Pfizer e foi autorizada também a utilização da Coronavac, esta para o público de 6 a 17 anos, mas é importante frisar que não será uma escolha dos pais, será aplicada a vacina que tivermos disponível no município porque isso depende de logística de estoque e de distribuição do Estado e do Ministério da Saúde”.

Intervalo entre vacinas

“É importante que os pais saibam que, para a criança estar apta a receber a vacina contra a covid-19, ela não pode ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias e também após receber a da covid não pode ser imunizada com nenhuma outra dose nos próximos 15 dias, é preciso esse intervalo mínimo antes e depois”, esclarece Renata Cordeiro.

Imunização segura e confiável

A coordenadora aproveita para tranquilizar pais e responsáveis: “A vacina da covid não é diferente dos demais imunizantes de rotina. Pode haver algum evento adverso pós-vacinal, mas, na maioria dos casos, são temporários e esperados, como dor local, vermelhidão, às vezes um inchaço e até uma febre baixa. É importante que os pais saibam disso para que não fiquem preocupados com esses pequenos sinais que geralmente se resolvem em até sete dias. A preocupação deve surgir apenas na presença de alguns outros sintomas mais graves, tais como palpitações e falta de ar, aí deve-se procurar atendimento médico e vamos acompanhar essa criança para saber se teve relação com a vacinação ou não”.

Ampla vacinação infantil

Além da vacinação nos 7 postos fixos, a SMS está realizando uma maratona de visitas em mais de 52 escolas da cidade para vacinar crianças de 5 a 11 anos matriculadas nessas instituições e também residentes nas imediações dos colégios.

Em todos os locais, unidades de saúde ou escolas, as vacinas pediátricas são aplicadas mediante a apresentação da certidão de nascimento ou RG e Cartão SUS ou CPF. As crianças também precisam estar acompanhadas de um responsável legal ou apresentar termo de autorização do responsável.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)