Saúde de Aparecida reforça prevenção e combate à tuberculose

Por Polliana Martins

23 de março de 2022

Por Polliana Martins

23 de março de 2022

Foto: Jhonney Macena

A doença é curável em praticamente 100% dos casos desde que seja adequadamente tratada. Para tanto, a rede municipal investe na conscientização da sociedade, identifica pessoas com sintomas de alerta, distribui os medicamentos e acompanha todo o tratamento

Neste mês do Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia promove uma grande mobilização para destacar a importância do combate à doença, considerada um problema de Saúde Pública em todo o mundo. As ações educativas se iniciam nesta quinta-feira -feira, 24, e se estendem até o próximo dia 31 nas unidades da Saúde para alertar a sociedade sobre o tema, identificar pessoas com sintomas e desconstruir preconceitos sobre a doença, que é prevenível e tem tratamento.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães ressalta que o combate à tuberculose será mantido e aprimorado o ano inteiro e lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose está entre as dez maiores causas de morte no mundo: “Por isso, nossas unidades trabalham com a prevenção realizando a busca ativa dos sintomáticos e promovendo o tratamento e acompanhamento dos que forem diagnosticados”.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, frisa que “incentivamos os diagnósticos precoces para iniciar os tratamentos mais cedo e reduzir complicações dessa doença que atinge os mais diferentes grupos populacionais. A meta global da OMS é reduzir em 95% o número de mortes por tuberculose B e em 90% a incidência até 2035.”

Leia também:

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Naianny Fogaça, destaca que “o assunto é muito relevante. O Brasil tem mais de 70 mil novos casos de tuberculose por ano e nossas ações educativas têm o objetivo de informar a população que a doença é curável se for feito o tratamento correto e sem interrupções. Ao mesmo tempo, queremos incentivar, sempre, os profissionais de saúde a aumentar a vigilância dos sintomáticos respiratórios e a buscar os contatos de pacientes em tratamento para identificar precocemente a doença e reduzir a transmissão. ’’

Mobilização por toda a cidade

Nesse sentido, o Programa de Tuberculose e Hanseníase da SMS, desde o início deste mês de março, tem disponibilizado, para todas as unidades da rede, kits educativos com folders, adesivos e guias rápidos para os profissionais, além de estimular a intensificação das avaliações dos sintomáticos respiratórios.

Principais sintomas

Os profissionais das unidades da Saúde atuarão para conscientizar a população quanto aos sinais e sintomas de alerta: tosse, febre baixa (geralmente à tarde), falta de ar, perda de peso, cansaço excessivo, prostração, suor noturno, falta de apetite e rouquidão.

Doença contagiosa

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) transmitida de um doente com tuberculose pulmonar por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro, com maior risco de propagação em ambientes fechados, escuros e pouco ventilados.

Incidência em Aparecida

De 2016 a 2021, Aparecida de Goiânia notificou 1.174 casos novos de tuberculose. A doença atinge com predominância a população de 20 a 49 anos de idade, correspondendo a 70% de todos os casos notificados. “Observamos também que indivíduos do sexo masculino têm a maior taxa de infecção com 82 % dos casos notificados. Já em 2021, o município notificou 181 casos novos da doença, o que corresponde a uma incidência de aproximadamente 30 doentes a cada 100.000 habitantes. Vale ressaltar que os números de notificações têm diminuído em Aparecida, mas, no entanto, é uma doença que continua matando, por isso nos preocupamos com os casos ocultos na população”, informa a chefe de Doenças Transmissíveis Kátia Sena.

Prevenção para todos

De acordo com a SMS, a tuberculose pode ser prevenida em crianças com a vacina BCG ofertada gratuitamente pelo SUS e que deve ser aplicada ao nascer, ou, no máximo, até os 4 anos de idade. O imunizante protege os pequeninos contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. A pasta destaca que, para todas as idades, a prevenção consiste em evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, não utilizar objetos de pessoas contaminadas e manter as janelas e portas abertas para a circulação de ar.