Saúde de Aparecida reforça importância de tomar duas doses da vacina para proteção completa

Por Rackel Vieira

25 de agosto de 2021

Por Rackel Vieira

25 de agosto de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Sem necessidade de agendamento, segunda dose pode ser tomada em sete postos de vacinação do município

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) ressalta, junto à população, a importância de completar o esquema vacinal contra covid-19. Para completar as duas doses, é preciso ficar atento e observar o cartão de vacinação para saber se a pessoa que recebeu a primeira dose contra a Covid-19 já está dentro do prazo para receber o reforço do imunizante.

“É preciso que todos estejam com o esquema vacinal completo, pois só uma dose não vai dar proteção total contra a Covid-19. Portanto, sempre é importante conferir a data agendada da segunda dose no cartão de vacina e procurar o posto de vacinação mais próximo e ser totalmente imunizado”, afirma a coordenadora de imunização em Aparecida, Renata Cordeiro.

De acordo com a coordenadora, mesmo que o prazo para segunda dose tiver passado, a pessoa ainda pode procurar um dos postos de vacinação para receber a vacina de reforço. “O ideal é completar o esquema vacinal dentro do intervalo que foi recomendado, que está anotado no cartão à lápis. Mas se a pessoa esqueceu de olhar e o prazo estiver vencido, ainda assim pode e deve se vacinar o quanto antes para completar seu esquema vacinal”, reiterou a gestora.

O Juarez Maraçol, 56 anos, esteve no drive-thru do Aparecida Shopping na tarde desta terça-feira, 24 de agosto, para completar sua vacinação e compartilhou o sentimento ao ser imunizado. “Temos que continuar nos prevenindo, mas acho que a única solução definitiva é a vacina, não tem outra saída. Agora sim, daqui poucos dias quando as vacinas começarem a fazer efeito vou estar mais seguro e tranquilo”, comentou.

A dona Vilani Maria dos Santos Araújo, 59 anos, tomou a segunda dose da Astrazeneca e afirmou que é muito importante garantir a imunização. “Eu achei muito bom tomar a segunda dose e o que eu mais gostaria é que todos que já estão liberados para tomar mais uma dose da vacina, não percam tempo e venham logo. Todos devem se imunizar completamente, somente assim mais próximo do fim da pandemia vamos chegar”, comentou.

A vez de tomar a segunda dose também chegou para Matheus dos Santos Gomes, 20 anos, que é professor em uma escola de inglês em Aparecida. “Dá uma segurança muito maior, um sentimento de esperança de que em breve a pandemia vai acabar. Vamos recuperar a nossa liberdade, não haverá mais medo e eu ficarei mais tranquilo na minha rotina”, ressaltou sobre a vontade de voltar à normalidade e acabar com o vírus.

A aplicação da segunda dose é realizada em sete postos de Vacinação, sendo eles o drive-thru do Aparecida Shopping, que funciona das 8h às 18h nos dias de semana e aos sábados das 8h às 17h. No drive a vacina disponível no momento é a Astrazeneca.

Há ainda as cinco UBS’s – Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Veiga Jardim, Andrade Reis e Jardim Florença, que funcionam das 8h às 16h e a Central de Imunização, das 8h às 18h, para aplicação da Dose 2. O atendimento é feito de segunda a sábado. Nas cinco UBS´s a população recebe a segunda dose de Pfizer e Astrazeneca. No caso da Coronavac, a segunda dose é aplicada apenas no drive do Aparecida Shopping e na Central de Imunização. Não é necessário agendar para receber a segunda dose em nenhum dos postos.

Pontos segunda dose (sem necessidade de agendamento)

• Drive-thru – Estacionamento Aparecida Shopping: Av. Independência – Quadra Área – Lote 01 – S/N – Setor Serra Dourada – 3ª Etapa
  • UBS Andrade Reis: Avenida dos Girassóis, APM 03, Quadra 11 – St. Andrade Reis, Aparecida de Goiânia – GO
  • UBS Bairro Cardoso: Avenida Embaixador, S/N – Cardoso Continuação, Aparecida de Goiânia
  • UBS Jardim Olímpico: Avenida Monte Carlo, 149-219 – Jardim Olímpico, Aparecida de Goiânia
  • UBS Jardim Florença:  Rua Verona, 182-204 – Jardim Florença, Aparecida de Goiânia
  • UBS Veiga Jardim: Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, 593 – Parque Veiga Jardim, Aparecida de Goiânia
  • Central Municipal de Imunização – Avenida São Domingos, 100  – Setor Central

Balanço

Segundo dados da SMS, até 23 de agosto de 2021, o município já aplicou mais de 438 mil doses, sendo 312.541 doses aplicadas de D1 e 125.747 de segunda dose (D2) ou dose única. Com base nesses números, o município atingiu 73,94% da população adulta com a primeira dose (D1). A cidade já vacinou 29,75% dos moradores com as duas doses ou dose única, estando completamente imunizados.