Saúde de Aparecida reforça o enfrentamento à Sífilis com ações educativas e testagens

Por Polliana Martins

15 de outubro de 2021

Por Polliana Martins

15 de outubro de 2021


Foto: Enio Medeiros

Durante o ano todo, especialmente no mês de outubro, a população pode fazer testagens rápidas e receber orientações e os tratamentos adequados para cada caso

Em alusão ao Outubro Verde, campanha de conscientização para o enfrentamento da sífilis, doença que afeta pessoas no mundo inteiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) promove, ao longo deste mês, uma série de ações educativas e com testagem rápida para diagnosticar essa Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A programação também terá atividades destinadas aos profissionais da rede da SMS para destacar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis nas gestantes e em mulheres e homens de todas as idades.

“A sífilis é um problema sanitário mundial que tem impacto na saúde reprodutiva e infantil, e, infelizmente, está reemergindo no Brasil. Se não for tratada, pode se agravar e acometer diversos órgãos e sistemas do corpo e é transmitida por contato sexual e também verticalmente para o feto durante a gestação de uma mulher com a doença não tratada ou tratada de forma não adequada”, explica o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Nesse sentido, o gestor enfatiza que os profissionais de saúde devem estar “aptos a reconhecer as manifestações clínicas, conhecer os testes de diagnósticos disponíveis, e, principalmente, saber interpretar o resultado do exame para diagnóstico e controle do tratamento. Daí a importância de uma mobilização como essa que atinja a população e também os trabalhadores da rede”.

Segundo o último Boletim Epidemiológico de Sífilis divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2020, houve uma taxa de detecção de 72,8 casos por 100.000 habitantes em 2019. No mesmo ano, a taxa de detecção de sífilis em gestantes foi de 20,8 para 1.000 nascidos vivos; a taxa de incidência de sífilis congênita foi de 8,2 e a taxa de mortalidade por sífilis congênita foi de 5,9 por 100.000 nascidos vivos.

A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daniele Prates, explica que a campanha, em Aparecida, visa intensificar a testagem, atualizar e orientar os profissionais sobre a importância da realização do teste rápido, tratamento e acompanhamento, bem como sobre o fluxo de atendimento para as sífilis adquirida, em gestante e congênita.

Mais prevenção, menos doentes

“Também reforçaremos as ações de educação em saúde e as orientações para gestantes sobre a importância do tratamento adequado da sífilis quando for diagnosticada no pré-natal, e vamos orientar a população quanto à importância do uso do preservativo, do diagnóstico precoce e do tratamento e acompanhamento adequados. Dessa maneira, é possível ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento para reduzir novas infecções e mortes”, acrescenta Daniele.

Segundo a SMS, atualmente, em Aparecida são ofertados os Testes Rápidos para a detecção de sífilis, HIV e Hepatite B e C em todas as UBS’s. Esses exames são realizados, analisados em interpretados em meia hora sem a necessidade de estrutura laboratorial.

Confira as atividades do Outubro Verde em Aparecida:

  • Distribuição, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Centros de Saúde, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAi), de folders e adesivos educativos sobre o tema e para divulgar os Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais;
  • 14 e 15 de outubro: Intensificação das testagens para Sífilis, HIV e Hepatites B e C no Serviço de Assistência Especializada de Aparecida de Goiânia (SAE).
  • 21 a 23 de outubro no período diurno: Realização de ação conjunta com os postos Drive Thru de testagem da Covid-19 e de vacinas para a realização de Testes Rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis.
  • 26 de outubro: Realização da “III Capacitação sobre o Manejo Clínico da Sífilis em Gestante e Sífilis Congênita”. O evento, destinado aos profissionais, será online através do aplicativo Zoom Cloud Meetings.
  • Intensificação das testagens para Sífilis, HIV, Hepatites B e C, principalmente nas UBS’s, UPA’s e CAIS, através da oferta dos testes a todos os pacientes, de acordo com as possibilidades de cada local, que foram às unidades por outros motivos, seja por consulta médica e/ou enfermagem, para vacinar, realizar curativos e etc.
  • Continuação da testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis nos laboratórios conveniados em todas as amostras de sangue, mesmo sem solicitações dos exames de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, em moradores de Aparecida.
  • Intensificação das testagens para Sífilis, HIV e Hepatites B e C no Complexo Prisional de Aparecida em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Laboratório Gilead.
  • Testagem em todas as clínicas de recuperação do município, durante todo o mês de outubro, e, caso seja necessário, será estendida para novembro.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)