Saúde de Aparecida reforça pontos de vacinação contra Tuberculose para recém-nascidos

Por Polliana Martins

13 de junho de 2022

Por Polliana Martins

13 de junho de 2022

Foto: Ênio Medeiros

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) iniciou no sábado, 11 de junho, novo cronograma de vacinação de recém-nascidos contra a Tuberculose. 7 locais, dentre Unidades Básicas de Saúde, Central de Imunização e o Hospital-Maternidade Garavelo foram disponibilizados para a aplicação da BCG em dias alternados na cidade.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, destaca que a vacina protege contra a tuberculose e também fortalece o sistema imunológico das crianças contra outras doenças. “A BCG, segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS), deve ser administrada em recém-nascidos e em crianças com até quatro anos de idade que não tenham sido vacinadas anteriormente” completa a gestora.

Renata ainda ressalta que a vacina é indicada para prevenir as formas graves da Tuberculose Miliar e Meníngea e que é “muito importante que haja uma ampla cobertura vacinal. ”

Desabastecimento no Brasil

A coordenadora aponta que a vacinação com a BCG está programada para 7 locais para que sejam aproveitadas adequadamente as doses do imunizante. Isso ocorre porque o MS tem enviado quantidades menores para os municípios devido a um desabastecimento temporário dessa vacina em todo o País.

“Para não deixar a população sem essa vacina fundamental, traçamos estratégias para aproveitar ao máximo as doses recebidas, já que cada frasco contém 20 doses e após a abertura só tem validade por 6 horas”, frisa Renata Cordeiro.

Confira o cronograma da vacinação da BCG em Aparecida:

Segunda-feira
UBS Santa Luzia – Telefone: 3545-4701

UBS madre Germana – Telefone: 3258-9961

UBS Bairro Cardoso
– Telefone: 3288-1887
*Às quartas haverá vacinação no Hospital-Maternidade Garavelo apenas para recém-nascidos na unidade.

UBS Cruzeiro do Sul
– Telefone: 3277-8616

UBS Veiga Jardim
– Telefone: 3545-4849

Central de Imunização – telefone: 3545-5868
*Aos sábados haverá vacinação no Hospital-Maternidade Garavelo apenas para recém-nascidos na unidade.