Saúde de Aparecida retoma a realização de cirurgias eletivas na próxima semana

Por Camila Godoy

12 de agosto de 2021

Por Camila Godoy

12 de agosto de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Cirurgia geral, ginecológica e de ortopedia voltam a ser agendadas e realizadas no Hmap e na rede credenciada. SMS entrará em contato com os pacientes via telefone para dar os devidos encaminhamentos

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) irá retomar, a partir desta segunda-feira, 16 de agosto, a realização de cirurgias eletivas na cidade. Os procedimentos estavam suspensos em decorrência da pandemia do novo coronavírus, como estratégia municipal para deixar disponível aos pacientes com a covid o máximo possível de leitos hospitalares. Agora, com o número de casos da doença e internações reduzidos, a realização de cirurgias que não são de urgência e emergência serão retomadas, principalmente aquelas nas áreas de cirurgia geral, ginecologia e ortopedia. Para tanto, os pacientes serão contactados pela Secretaria e pelos hospitais.

O anúncio do retorno das eletivas foi realizado pelo prefeito Gustavo Mendanha, juntamente com o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, durante a transmissão de uma live na tarde da última quarta-feira, 11. Na ocasião, os gestores também responderam dúvidas dos internautas sobre o assunto. “Estou muito feliz em dar essa notícia. Desde o início de julho solicitei à SMS o planejamento para a retomada das cirurgias eletivas. Tem muitas pessoas que se encontram na fila, aguardando os procedimentos cirúrgicos para ter uma qualidade de vida melhor, e o nosso objetivo é agilizar esse atendimento. Quem está esperando, fique atento ao telefone”, afirmou o prefeito.

O secretário explicou que a equipe da SMS está reavaliando os pedidos de cirurgia, obedecendo a ordem cronológica, para dar os devidos encaminhamentos: “A Central de Regulação entrará em contato com os pacientes para agilizar o pré-operatório de quem ainda não o fez, bem como para encaminhar os pedidos. Quem já está com tudo pronto e encaminhado, o hospital responsável pelo procedimento entrará em contato para agendar a cirurgia. Não é necessário o morador se deslocar para nenhum lugar antes do nosso contato. É a Secretaria de Saúde e os prestadores que vão organizar as agendas”.

O secretário também destacou que a princípio, no início desse retorno das eletivas, a SMS trabalhará com 50% da capacidade de leitos cirúrgicos no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), além dos leitos de unidades credenciadas. “Temos dois hospitais que são os maiores executores das cirurgias eletivas disponíveis em nossa cidade. O Hmap, que é um deles, volta a realizar esses procedimentos com capacidade reduzida. Queremos sentir como será esse processo em um cenário de pandemia, para que possamos avançar e tentar reduzir ao máximo a fila de espera formada durante esse período de suspensão”, detalhou.

Cenário atual

De acordo com o último boletim divulgado pela SMS na noite desta quarta-feira, 11 de agosto, Aparecida já realizou 352.051 testes de diagnóstico de covid-19 do tipo RT-PCR. 79.688 casos da doença foram confirmados, sendo 215 nas últimas 24 horas. Atualmente, 813 pessoas estão na fase aguda da doença, em tratamento domiciliar ou hospitalar. Para tratar aqueles com necessidade de internação, a rede pública de Aparecida totaliza, nesta quarta, 147 leitos de UTI ativos, exclusivos para pacientes com o coronavírus, e 133 enfermarias, com taxa de ocupação em 63% e 57%, respectivamente.