Saúde de Aparecida se mobiliza para imunizar moradores contra a Influenza e o Sarampo

Por Camila Godoy

30 de abril de 2022

Por Camila Godoy

30 de abril de 2022

Foto: Ênio Medeiros

Dia D, realizado neste sábado, 30, conta com 39 postos de vacinação espalhados pela cidade

A Prefeitura de Aparecida está realizando neste sábado, 30 de abril, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Com 39 postos em funcionamento, espalhados pela cidade, incluindo os shoppings centers Aparecida e Buriti, o município busca elevar a cobertura vacinal dos moradores. Ação segue até o fim do dia.

Nos centros de compras e na Central de Imunização, o serviço estará disponível até as 18h. Já as salas de vacinação de 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) funcionam até as 16h. A iniciativa é uma oportunidade para os grupos prioritários conseguirem se vacinar com mais comodidade.

“O Dia D é uma verdadeira mobilização dos nossos profissionais para vacinar o maior número de pessoas. Nosso objetivo é facilitar o acesso à imunização, alcançando aqueles que não têm muito tempo durante a semana para procurar um posto”, afirmou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro

A gestora lembra que, atualmente, a cobertura vacinal contra o sarampo está em 39% e a meta da cidade é chegar a 90%. “Por isso, convido todos a aproveitarem a oportunidade. É rápido, seguro e gratuito” , reforçou.

Vacina contra a Influenza

Durante o Dia D, idosos, trabalhadores da saúde, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades podem ser vacinadas contra a influenza.

O imunizante contra a gripe também está disponível para povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Vacina contra o sarampo

Já a vacinação contra o sarampo é destinada aos trabalhadores da saúde e crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Esses dois grupos podem receber os dois imunizantes no mesmo dia, já que não há intervalo exigido entre a aplicação da vacina contra a influenza e o sarampo.

Aproveitando a oportunidade

A aposentada Maria Vidal foi informada pelo filho sobre o Dia D e não perdeu a chance de se proteger. “Todo ano eu tomo a vacina contra a gripe e quando ela me pega vem fraquinha, fraquinha. Essa vacina é uma benção! Venham também! Não precisa ficar com medo”, convidou a população.

Outra que aproveitou a mobilização foi a Ana Paula Martins Soares,  mãe do Miguel Pedro, de 1 ano e 5 meses. Ela acompanha as redes sociais da Prefeitura e por lá ficou sabendo da vacinação contra o sarampo. Não perdeu tempo: “Muitas vezes ficamos preocupados apenas com a covid-19 e nos esquecemos das outras doenças. Quando soube da vacinação contra o sarampo corri para trazer o Miguel. Eu me sinto muito mais segura quando ele se vacina”.

Postos de Vacinação do Dia D

• Aparecida Shopping;