Saúde de Aparecida teve intensa mobilização no mês de outubro contra o Câncer de Mama e a Sífilis

Por Polliana Martins

10 de novembro de 2021

Por Polliana Martins

10 de novembro de 2021


Foto: Arquivo SMS

Durante todo o mês, as unidades básicas e de urgências da Secretaria de Saúde realizaram uma grande mobilização conjunta com mais de 12 mil testes rápidos, eventos educativos e encaminhamentos para mais de 1.800 mamografias e tratamentos diversos

Em Aparecida, no último outubro, as campanhas de conscientização com as cores temáticas Rosa (Câncer de Mama) e Verde (Sífilis) movimentaram as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e também as de Pronto Atendimento de Urgências, como as UPA’s e Cais. Durante todo o mês, centenas de profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) realizaram testes rápidos, palestras, encontros, lanches comunitários e outros eventos com caráter educativo para conscientizar a população quanto à prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessas doenças e também fazer encaminhamentos para consultas e exames.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que “fizemos, apenas neste outubro, 1.883 mamografias e 12.413 testes rápidos. Mas, para além dos exames e encaminhamentos, todas as UBS’s e Unidades de Urgência da SMS adotaram decorações temáticas e organizaram lanches e palestras para envolver profissionais e a população na conscientização. Foi impressionante a adesão dos nossos trabalhadores, de todas as áreas, em prol de uma vida melhor e mais saudável para as pessoas num esforço conjunto que traduz o verdadeiro espírito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Nesse sentido, o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, elogia o esforço dos profissionais e lembra ainda que, em 11 de outubro, para reforçar a mobilização do Outubro Rosa, foram realizados três dias de consultas de Saúde da Mulher no Aparecida Shopping com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de mama, que, “quando detectado em fase inicial, tem mais chance de cura e com tratamentos menos agressivos”.

A chefe de Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, ressalta que, além do Outubro Rosa, mês de conscientização quanto ao câncer de mama, é preciso estar alerta e cuidar da saúde o ano inteiro: “Além do mês temático, a prevenção de doenças deve ser priorizada o ano inteiro, todos devem procurar as unidades de saúde para avaliações preventivas e rotineiras. No caso das mulheres, a atenção deve ser redobrada para aquelas com mais de cinquenta anos de idade”.

A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daniele Prates, aponta que, no Outubro Verde, campanha de conscientização sobre a Sífilis, as unidades de Saúde também realizaram eventos educativos e adotaram decorações temáticas. “Além disso, intensificamos a testagem e a atualização e orientação dos profissionais sobre a importância da realização do teste rápido, do tratamento e do acompanhamento, bem como sobre o fluxo de atendimento para as sífilis adquirida, em gestante e congênita”, enfatiza a coordenadora.

A chefe da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Ana Mari Soares Dickmann, ainda reforça que foram realizadas rodas de conversa com o tema: “Outubro Rosa: um alerta para o autocuidado!” nos dias 21, 22 e 28 de outubro para servidores da SMS da Central de Regulação, da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Intensa mobilização na rede

Em 14 de outubro, as atividades temáticas foram realizadas na UBS Anhambi, no dia seguinte, na Cruzeiro do Sul, no dia 18 na Rosa dos Ventos, no dia 20 na Colina Azul, no dia 21 nas unidades Bandeirantes e Retiro do Bosque e no dia 22 nas Jardim Olímpico, Santa Luzia, Bela Vista, Tiradentes, Cândido de Queiroz, Pontal Sul I e Jardim Paraíso. Já no dia 25 a mobilização foi na Expansul, em 26 de outubro na Caraíbas e Garavelo Park e no dia 27 nas unidades Mansões Paraíso, Parque das Nações, Jardim dos Ipês, Buriti Sereno, Florença, Santo André, Cândido de Queiroz, Andrade Reis, Boa Esperança, Veiga Jardim e Porto das Pedras. No dia 28, os trabalhos foram nas UBS’s Madre Germana e Bairro Cardoso e em 29 de outubro na São Pedro.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)