Saúde Mental de Aparecida firma parceria com a PM para redução da criminalidade

Por Polliana Martins

22 de março de 2023

Por Polliana Martins

22 de março de 2023


Foto: Arquivo/45ºBPM

Trabalho realizado pelo Consultório na Rua com o 45º BPM tem o objetivo de encaminhar pessoas da população de rua dependentes de álcool e outras drogas e com transtornos mentais para atendimento na rede de Saúde Mental  

A equipe do Consultório na Rua (CNR) da Secretaria de Saúde de Aparecida firmou parceria com 45º Batalhão de Polícia Militar. O objetivo é reduzir a criminalidade na região do Garavelo por meio do encaminhamento de pessoas da população de rua com transtornos mentais e com problemas relacionados a álcool e outras drogas para a rede de assistência psicossocial do município. A parceria foi selada na manhã da última quinta-feira, 16 de março, em reunião no Batalhão, a convite do major Tiago Freitas.

Na reunião, o major Tiago conversou com o chefe de Atenção à População de Rua, Mayk da Glória Machado, além de mais 4 integrantes do CNR, que é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que compõe a Política Nacional de Atenção Básica e atende pessoas que vivem nas ruas com abordagem multiprofissional. Foram debatidas estratégias de ação conjunta permanente e também na Operação Território Seguro do 45º Batalhão, iniciativa que visa combater o tráfico de crack na região do Garavelo e Jardim Tropical.

Mayk da Glória ressalta que a parceria “é uma continuidade do trabalho que o Consultório na Rua já realiza na região. Desde a implantação do serviço em Aparecida, a gente já faz essas abordagens quase que diariamente atendendo a essa população em situação de rua no quesito de atenção integral à saúde e agora esperamos avançar mais. É uma oportunidade de trabalho intersetorial valiosa”.

Nesse sentido, ele destaca que a equipe do CNR considera muito positiva a parceria: “A metodologia da Policia Militar é diferente da que utilizamos em saúde para abordar essa população, então esse convite demonstra uma preocupação e uma compreensão do 45º Batalhão de que a questão do uso de álcool e outras drogas tem um viés relacionado à criminalidade por conta do tráfico de drogas, mas também tem um viés extremamente importante que tem que ser observado que é a questão do cuidado em saúde, das dificuldades que essas pessoas têm inclusive de abandonar o uso dessas substâncias ou de reduzir o uso e fazer o controle”.  

Cuidado com a população de rua

O Consultório na Rua é um dispositivo itinerante realizado por equipes compostas por profissionais de nível superior e médio como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, médicos, técnicos de enfermagem e agentes sociais, dentre outras profissões, que oferecem serviços de Atenção Básica à Saúde para pessoas que vivem nas ruas da cidade.

Em Aparecida, ele foi implantado em 2011 e atualmente conta com duas equipes que fazem cerca de 600 atendimentos mensais de segunda a sexta-feira em diversos pontos da cidade. Os serviços oferecidos incluem testes rápidos para detectar doenças, vacinação, atendimento médico, psicológico e de pré-natal, aferição de pressão e glicemia, bem como realização de curativos, orientações e encaminhamento para outros dispositivos de saúde.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)