Conferência da Saúde Mental discute atendimento psicossocial da população de Aparecida

23 de fevereiro de 2022

23 de fevereiro de 2022


Foto: Rodrigo Estrela

A Secretaria de Saúde Aparecida, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou nesta quarta-feira, 23, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, realizado no auditório da Cristal Alimentos, teve como objetivo abordar a reflexão e a discussão de novas propostas para a área com o “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito Vilmar Mariano, o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Carolina Sartori, o promotor de Justiça Reuder Motta, dentre outras autoridades.

“A pandemia afetou, e muito, a saúde mental das pessoas. Por isso é tão importante fortalecer o atendimento da Rede Municipal, atender as pessoas e promover melhor qualidade de vida. E essa conferência é mais uma iniciativa importante que visa discutir propostas e dar atenção especial a nossa população em suas necessidades”, afirmou Vilmar Mariano.

O encontro de Aparecida, o primeiro realizado no Estado, ainda teve eleição dos delegados que representarão a cidade na etapa regional da Conferência Estadual de Saúde Mental. A professora da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Paula Cândida da Silva Dias, ministrou palestra com o tema “Panorama e Histórico da Saúde Mental no Município de Aparecida de Goiânia ”. Também houve debates, uma leitura do Regimento da Conferência Municipal de Saúde Mental, apresentações e aprovações de propostas e blocos e leitura e aprovação das moções.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães afirmou que a pandemia trouxe reflexo para a saúde mental das pessoas e isso gerou uma maior procura por atendimento especializado. “Aumentou muito a demanda por serviços de Saúde Mental e por isso tivemos a necessidade de ampliar o atendimento da rede e aprimorar a assistência”, destacou. O gestor exaltou, na oportunidade, a equipe de Saúde Mental do município e destacou que “Aparecida tem uma das redes de Saúde Mental mais fortes do Estado e do Brasil, fruto de um trabalho que envolve muitos gestores e servidores de diversas áreas da SMS, focados em prestar os melhores atendimentos aos nossos usuários”.

A coordenadora de Saúde Mental, Carolina Sartori, acrescentou:  “Com o desafio da pandemia estamos trabalhando ainda mais para cuidar de quem precisa e para fortalecer toda a rede de Saúde Mental. O mais importante é garantir atendimento e qualidade de vida para as pessoas. É exatamente isso que estamos ofertando em nossa cidade”.

A conferência também contou a participação de representantes do Conselho Municipal de Saúde, dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial e familiares, além de servidores dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), Consultório na Rua, Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, dentre outras entidades.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)