Saúde Municipal prepara reabertura do HUAPA

Aparecida de Goiânia, 10 de janeiro de 2013 – A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) continua mobilizada para reabrir o Hospital de Urgências da cidade, o HUAPA, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em reunião da Região Metropolitana realizada na tarde de ontem, no gabinete da SMS, 11 representantes das secretarias de Aparecida e de Goiânia, além das diretoras geral e administrativa do HUAPA, avançaram nas decisões, elegeram prioridades e a direção do Hospital se comprometeu a entregar até amanhã para a SMS a relação de insumos, medicamentos, produtos diversos, equipamentos e profissionais que serão necessários para a reativação do Hospital.

“Este é um momento ímpar para definirmos o perfil do HUAPA e ofertarmos às pessoas um Hospital adequado e eficiente. Temos aprimorado a Saúde Pública de Aparecida, mas ainda há muito a ser feito e o HUAPA é peça indispensável nesse processo”, afirma o assessor jurídico da SMS, Jéferson Leite. Na opinião do coordenador da Regulação de Goiânia, Cláudio Tavares, convidado devido ao caráter metropolitano da reunião, o Hospital “deve ser retaguarda de Aparecida” para evitar transferências para a Capital e garantir mais segurança e conforto para os aparecidenses.

Parceria essencial – O processo de reabertura do HUAPA foi iniciado na última segunda-feira, 07, durante reunião entre o prefeito Maguito Vilela, o vice-prefeito Ozair José, o secretário municipal de Saúde de Aparecida, Paulo Rassi, o secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, os procuradores gerais do Ministério Público, Alexandre Tocantins (do Estado) e Tarcísio Francisco dos Santos (do Município), e o diretor técnico do HUAPA, Marco Aurélio Pereira Gomes. Na ocasião, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que efetiva a parceria entre a Prefeitura e o Estado para a reativação do hospital em 15 dias úteis.

O TAC tem vigência de 180 dias e visa a desburocratização da compra de insumos e produtos diversos para que o Hospital funcione efetivamente para atender a população. Durante esse período, o governo estadual aguardará o andamento do processo judicial que permitirá a entrega da administração do HUAPA para uma organização social (OS). A parceria determina que a administração do Hospital continuará a cargo da SES e a SMS cuidará da aquisição de equipamentos e materiais, além da contratação de pessoal e a readequação da estrutura da unidade.

No ano passado, preocupado com as dificuldades do Hospital e com os constantes encaminhamentos de pacientes em estado grave para outras unidades e para a Capital, o secretário Paulo Rassi sugeriu a municipalização do HUAPA, com o repasse total da unidade para Aparecida e sob a administração do município. Com o TAC, não houve a municipalização, mas todas as partes envolvidas na parceria concordam que a situação do Hospital deve melhorar em breve.

Fonte: Polliana Martins (Assessora de Imprensa da SMS)