Saúde Municipal realiza ação integrada contra a dengue no setor Expansul

9 de maio de 2017

Para intensificar as permanentes ações de combate à dengue no município, a secretaria municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realizará hoje e amanhã, sábado (19), uma ação integrada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a Vigilância Sanitária (VISA), no Setor Expansul.

Durante os dois dias, das 8h às 16h, 60 profissionais da SMS, 120 da secretaria de Desenvolvimento Urbano e 2 da VISA atuarão organizadamente fazendo o manejo ambiental, roçagem de terrenos com tratores, visitas domiciliares, bloqueios de transmissão (com duas equipes) e autuação de imóveis irregulares.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vânia Cristina Oliveira, os principais problemas do setor Expansul quanto à dengue são as calhas, tonéis, tambores, barris, tinas, fossas, cisternas e caixas d’água sem tampa. “A dengue é um dos principais problemas da Saúde Pública e em Aparecida travamos guerra constante contra a doença. Além das atividades educativas, contamos com o apoio da imprensa para nos ajudar a conscientizar a população, que tem que participar, diariamente, desse combate. O mosquito Aedes aegypti pode se reproduzir em qualquer água armazenada, mesmo nos menores espaços, faça sol ou faça chuva, portanto, cada cidadão tem que ser um soldado contra a dengue, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar,” ressalta.

Com o objetivo de romper a cadeia de transmissão da dengue no período chuvoso, a SMS tem concentrado esforços na agilização dos bloqueios de casos, na participação comunitária e na eliminação de potenciais criadouros do mosquito vetor. “Trabalhamos com equipes coesas, capacitadas e altamente comprometidas com o desafio de conter o avanço da dengue e evitar óbitos, protegendo a população de Aparecida”, afirma, categoricamente, a diretora Vânia Cristina.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Ação integrada contra a dengue no setor Expansul

Data: Amanhã,sexta, e sábado, 18 e 19 de janeiro de 2013

Local: Setor Expansul, Aparecida de Goiânia

Contatos para entrevistas: Vânia Cristina Oliveira, diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS( 8420-1989) e Iron Pereira, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Vetores (8566-0203).