Saúde Municipal realiza amanhã evento sobre controle de infecção hospitalar

Aparecida de Goiânia, 28 de maio de 2013 – A infecção hospitalar, um dos principais desafios dos serviços de Saúde de todo o mundo, é o tema de um evento essencial para a proteção à vida que será realizado amanhã à tarde pela Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro reunirá cerca de 60 profissionais das áreas médica, farmacêutica, biomédica e de enfermagem das redes pública e particular da cidade.

Na Capacitação em Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde os profissionais receberão informações atualizadas sobre o tema e maneiras de evitá-lo. “Sabe-se que até os mais modernos hospitais do planeta têm surtos de infecção, é algo impossível de ser erradicado até o presente, o que exige que existam eventos como este porque é preciso debater, estudar e combater com todas as armas possíveis essa ameaça à vida humana. Trata-se de um desafio permanente”, afirma o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi.

A infecção hospitalar pode ocorrer em qualquer serviço de Saúde, durante a internação ou até mesmo podendo se manifestar após a alta. Nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), o risco é ainda maior devido à presença de pacientes graves, com as defesas do organismo enfraquecidas e que passam por procedimentos invasivos como catéteres venosos, sondas e respiração mecânica, dentre outros.

“Há dificuldade em deter certos tipos de infecções, mas devemos enfrentar, cada vez mais e com melhor eficiência, aquelas geradas por negligência ou desinformação, que são preveníveis. Por isso, somos tão preocupados em capacitar, alertar e supervisionar a atuação dos profissionais, que precisam começar pelo básico imprescindível, que é o ato de lavar as mãos, até a verificação minuciosa de todas as rotinas de prevenção”, ressalta Paulo Rassi.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Capacitação em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

Data: 29 de maio de 2013 (quarta-feira).

Horário: 13h30 às 17h00

Local: Auditório da Secretaria de Educação. Rua 4Qd. J-A, Área Pública Municipal – Setor Araguaia (ao lado da Secretaria de Assistência Social).

Contato para entrevistas: Luciano de Moura Carvalho, diretor da VISA da SMS.

Cronograma das atividades:

13h30: Entrega de material e abertura;

14h00: Apresentação da Portaria nº 529, de 1º de Abril de 2013. Palestrante: enfermeira Rôsani Arantes de Faria, gerente de gestão de riscos;

16h00: Salve Vidas – Higienize Suas Mãos. Palestrante: enfermeira Zilah Cândida Pereira das Neves, coordenadora da Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (COMCISS) de Goiânia;

17h: Entrega dos certificados;