SDU realiza força-tarefa de limpeza na região do Setor Garavelo

Por Rodrigo Augusto

16 de junho de 2021

Por Rodrigo Augusto

16 de junho de 2021


força-tarefa de limpeza no Setor Garavelo
Foto: Claudivino Antunes

Máquinas pesadas, caminhões basculantes e cerca de 50 servidores foram empregados na operação de limpeza

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), realizou nesta quarta-feira,16, força-tarefa de limpeza no Setor Garavelo e Garavelo Residencial Park. Durante todo dia, máquinas e dezenas de homens da pasta trabalharam na retirada de entulho, roçagem de lotes, capina e varrição de ruas.

A retirada de entulho e lixo em geral, que são descartados irregularmente em áreas públicas e privadas, melhora a qualidade de vida da população beneficiada, pois a iniciativa elimina criadouros do mosquito Aedes Aegypti e também diminuiu a proliferação de insetos e roedores. Além disso aumenta a sensação de segurança.

Para a força-tarefa, foram empregados cerca de 50 servidores, oito caminhões basculantes, 20 tratores e duas pás carregadeiras. “Por se tratar de um setor muito grande, estamos trabalhando em etapas. Nesse momento, o serviço está concentrado entre a Avenida 8, no Setor Garavelo, e o Anel Viário”, apontou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.

Em apenas um lote na Avenida 11-E, no Garavelo Residencial Park, foram retiradas 48 toneladas de entulho. Para isso, foram necessárias seis viagens de um caminhão que transporta cerca de sete mil quilos a cada viagem. “É um trabalho necessário e importante, mas se esse tipo de material não fosse descartado irregularmente estaríamos, por exemplo, realizando outro tipo de ação com esse maquinário no dia de hoje”, pontuou o superintendente da SDU Ademar Rodrigues.

Em apenas um único lote na Avenida E-11, no Garavelo Residencial Park, foram retiradas 48 toneladas de entulho (Imagens: Claudivino Antunes)

Ademar Dias lembra ainda que a força-tarefa de limpeza é realizada periodicamente em diferentes regiões da cidade e que o descarte irregular de entulho e lixo é reincidente em diversos locais. “Já registramos casos em que diversos caminhões de entulho foram retirados de um terreno, aqui mesmo no Garavelo, dias depois nossas equipes voltaram a área já estava cheia de todo tipo de lixo, entulho, galhadas de árvores e até animais mortos”, destacou.

O vereador Gleison Flávio, que é um dos representantes da região na Câmara Municipal, acompanhou parte do trabalho durante a tarde. “Agradecemos o prefeito Gustavo e o secretário [ de Desenvolvimento Urbano] Max pela força-tarefa e pedimos que a população se conscientize e não jogue entulho e lixo em áreas públicas ou particulares. Esse trabalho gera custos que são pagos com dinheiro do contribuinte”, pontuou o parlamentar.

Crime Ambiental

O descarte irregular de entulho e lixo em lotes baldios e áreas públicas é crime contra o meio ambiente e gera uma série de problemas para quem vive próximo ao local onde esse material é descartado. Entre eles, proliferação de insetos e aumento do número de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.  As multas para quem comete esse crime, conforme legislação municipal, variam de R$ 500 a R$ 5.000,00.

Em média são recolhidas cerca de 4,2 mil toneladas de entulho e/ou lixo descartados irregularmente nesses locais todos os meses pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Leia também:

Projeto leva arte para diversos pontos de Aparecida

Prefeitura inicia recapeamento em oito bairros na região do Centro

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)