Secretaria da Fazenda recebe o maior número de solicitações pelo E-SIC

Por Sílvio José

26 de fevereiro de 2018

Por Sílvio José

26 de fevereiro de 2018

Foto: Divulgação

A Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle de Aparecida de Goiânia divulgou nesta semana o relatório do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão ( e-SIC) da Prefeitura de Aparecida de Goiânia por secretarias. De acordo com os dados do documento, a Secretaria da Fazenda foi a que mais recebeu pedidos de informações sobre os atos da administração pública. Entre os itens que mais tiveram solicitações foram a folha de pagamento dos servidores, com 14 pedidos, seguido do IPTU com 12 e outros pedidos, totalizando 28 solicitações. A secretaria de Transparência recebeu 13 solicitações.

“Com o empenho de toda a equipe da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, conseguimos, no período de quase um ano, responder a 100% dos pedidos de informações da gestão do Prefeito Gustavo Mendanha que chegaram no e-mail do portal. No total de todas as pastas da administração municipal, foram feitos 127 solicitações, sendo a maioria para serviços ligados à secretaria da Fazenda, o que mostra que o contribuinte está atento às ações públicas e também o esforço da administração em responder todos os pedidos”, destacou o secretário Einstein Paniago.

O Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) da Prefeitura de Aparecida de Goiânia foi implementado em abril de 2017 e de lá para cá permite que, além dos dados disponíveis no Portal, o cidadão possa fazer sua solicitação de informação via internet. A relação desses pedidos também está disponível em tempo real. E dentro desta ideia de facilitar o acesso à informação, a equipe técnica do Departamento de Tecnologia e Informação ( DTI), ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai disponibilizar a versão 3.0 do e-SIC, que será mais inclusiva e dinâmica e atenderá a população com maior excelência e  ampla Transparência.

O secretário explica que outra opção dada pela gestão aos cidadãos é o e-SIC físico, no qual a informação pode ser solicitada por meio de um formulário, que é disponibilizado na sede da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, localizada na Rua Benedito Batista de Toledo, Quadra 6, Lote 03, Sala 02, no Setor Central. Esse serviço físico já recebeu sete solicitações de informação.

Facilidade – Para utilizar o e-SIC virtual é fácil,  basta acessar o http://transparencia.aparecida.go.gov.br/e-sic/, se cadastrar e enviar seu pedido de solicitação de informação. De acordo com a LEI 3.366/17, o prazo máximo para reposta às solicitações é de 20 dias úteis. Contudo, o cidadão recebe o resultado de sua consulta em apenas cinco dias úteis.

RELAÇÃO DE SOLICITAÇÕES ATENDIDAS POR SECRETARIA/AUTARQUIA

Fazenda – 28 solicitações