Secretaria da Mulher vai divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas

Por Allan David

28 de março de 2023

Foto: Jhonney Macena

Executada em parceria com a Secretaria de Educação de Aparecida, iniciativa busca conscientizar os alunos, pais e a comunidade para o combate à violência contra a mulher

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Secretaria de Educação de Aparecida, lançou nesta terça-feira (28), na Cidade Administrativa Maguito Vilela, o projeto Quem Ama Cuida: Lei Maria da Penha nas Escolas. A iniciativa busca conscientizar os pais para o combate à violência contra a mulher e orientar os alunos do município sobre o funcionamento da Lei Maria da Penha.

Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Eudenir de Souza Neves, a Tia Deni (foto), explicou que a intenção é acolher os filhos de agressores e inserir as políticas públicas para mulheres nas disciplinas escolares e trabalhos pedagógicos feitos pelos alunos.

O projeto tem quatro meios de atuação: capacitação dos professores; trabalhos pedagógicos com os alunos; rodas de conversa com os pais; e frentes de serviços para a comunidade, onde a população será assistida por profissionais da saúde, direito, educação e outras áreas.

“A educação tem o poder de transformar as pessoas. E são essas gerações que vão mudar essas estatísticas [de violência contra a mulher] no futuro”, ressaltou Tia Deni.

Representando o prefeito Vilmar Mariano, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, enalteceu a iniciativa. “Nas aulas, as crianças poderão entender se, por acaso, suas mães estão sendo vítimas de violência física ou verbal e elas saberão que isso não é normal”, destacou a gestora.

Primeira-dama Sulnara Santana: “Tenho certeza que o projeto será bem-sucedido” – Foto: Jhonney Macena

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, disse que o projeto levará a uma reflexão coletiva sobre o respeito mútuo. “Precisamos pensar, para que a partir de cada um de nós venha essa perspectiva de mudança. Estamos precisando do amor ágape, o amor verdadeiro”, completou ele.

Titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de Aparecida, delegada Cybelle Tristão avaliou o potencial do projeto para o combate à violência contra a mulher. “Esse assunto indo para as escolas, para as famílias, para a sociedade vai contribuir, sem dúvidas, para a redução dos índices de violência contra a mulher.”

Também participaram do lançamento do projeto Quem Ama Cuida: Lei Maria da Penha nas Escolas as vereadoras Camila Rosa (PSD) e Valéria Pettersen (MDB) e o vereador William Panda (PSB). O projeto será implantado nas escolas da rede pública municipal de Aparecida após um programa piloto executado numa dessas unidades educacionais.

Secretário Divino Gustavo: “Não podemos ignorar o amor genuíno que une todos nós” – Foto: Jhonney Macena

Sobre a Lei Maria da Penha

Sancionada em 2006, a Lei Maria da Penha é uma lei federal. Sua finalidade primária é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher.