Secretaria de Assistência Social realiza 1ª Caminhada Eles por Elas

Por Ana Paula Moreira

11 de dezembro de 2017

Foto: Jhonney Macena

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, realizou na manhã desta segunda-feira, 11, a primeira Caminhada Eles por Elas. A chuva não desanimou dezenas de homens que caminharam do Paço Municipal, no setor Village Garavelo, até o Parque da Família, localizado no bairro Serra Dourada.

O intuito da ação foi de conscientizar, principalmente os homens, sobre a violência doméstica. Uniformizados e chamando a atenção da população eles lembraram a data 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher e o Disque 180, número para denúncias.

“A ideia da caminhada é mostrar que grande parte dos homens também repugna esse tipo de violência, não somente as mulheres. Elas falam todos os dias, nas denúncias, nas delegacias, nas campanhas. Dessa vez, queremos que eles conversem entre eles e mostrem o apoio e valorização das mulheres e da família”, destacou a Secretária Executiva da Mulher e idealizadora da ação, Tia Deni.

O prefeito Gustavo Mendanha, que também participou da caminhada, ressaltou a importância da ação. “Essa caminhada, foi preparada pela Secretaria Executiva da Mulher, mas com intuito de dar a chance aos homens de também mostrarem o respeito, o carinho e acima de tudo lembrar que estamos do lado delas contra essa violência. Nós do poder executivo e os vereadores estamos de mãos dadas, juntos nessa luta, para que possamos estar contribuindo para uma Aparecida mais igualitária”, frisou o prefeito Gustavo Mendanha.

Na ocasião, o prefeito também lembrou das solicitações em prol do atendimento às mulheres e o combate a violência. “Esse ano já atendemos alguns pedidos, como a doação do terreno para o Centro de Valorização da Mulher (Cevam). Cedemos à área e tenho certeza que logo, logo teremos a unidade instalada em Aparecida. Outro pedido, foi para que oficializássemos junto ao governador para que a nossa delegacia da mulher funcione 24 horas por dia”, completou.

Ao final da caminhada, a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, destacou as ações desenvolvidas pela secretaria e ressaltou a importância das denuncias no combate a violência doméstica. “Com a criação da Secretaria Executiva da Mulher, esse ano, ouvimos milhares de mulheres nas edições do Assistência Social Itinerante e também na própria secretaria. Nos não admitimos aqui em Aparecida, a violência contra a mulher e vamos fazer de tudo para mudar essa realidade. O nosso objetivo é mostrar para elas que estamos atentos ao problema e queremos combater esse mal que assola todas as classes sociais. Todas as mulheres merecem respeito e dignidade, por isso também queremos mostrar a importância de se fazer as denuncias, por meio do número 180”, pontuou.

Trabalho

Segundo a secretária Executiva da Mulher, nesse primeiro ano de trabalho, a pasta realizou diversos levantamentos e buscou entender as necessidades das mulheres de Aparecida. “Temos levantamentos que apontam um grande índice de violência, por meio das denúncias e óbitos. O objetivo da secretaria é fazer com que essa realidade mude por isso esse ano, buscamos trabalhar levando campanhas, informação e ouvindo essas mulheres e suas solicitações. O próximo passo é traçar estratégias de ação agora em diante”, explicou Tia Deni.

Em 2018 um grande encontro será realizado entre as mulheres que participam dos núcleos de apoio, realizados em diversos bairros da cidade. O objetivo é levar o tema da violência doméstica e discutir políticas públicas voltadas para as mulheres.