Secretaria de Cultura de Aparecida lança projeto “Arte em Toda Parte” nesta terça-feira, 20

Por Rackel Vieira

19 de abril de 2021

Por Rackel Vieira

19 de abril de 2021

O projeto baseia-se em transformar alguns pontos da cidade em galerias de arte abertas

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura, lança nesta segunda-feira, 20, às 9h, no Centro de Referência da Assistência Social Nova Cidade (CRAS), o projeto Arte em Toda Parte. O objetivo é ocupar espaços estratégicos da cidade com trabalhos de artistas aparecidenses e convidados, tornando estes ambientes em uma galeria aberta para todos.

O projeto é idealizado pela Secretaria de Cultura e conta com apoio dos artistas plásticos, grafiteiros e artistas de outras modalidades de arte urbana. “É uma iniciativa que visa mudar os ambientes para que sejam mais atrativos e passem alguma mensagem sobre o local, levando arte em diversos espaços públicos, alcançando todos os cantos da cidade. A arte utilizada será a do grafite e o embelezamento do espaço será configurado conforme a comunidade respectiva. Ou seja, cada lugar vai ter a sua particularidade em relação a linguagem visual ilustrada, indicando a questão da família, alguma identidade especifica dos moradores daquela região ou o trabalho realizado naquele prédio público”, ressaltou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.

Segundo o secretário, a ação deu início nos murais de entrada do Estádio Municipal Aníbal Batista de Toledo r agora será continuado no CRAS Nova Cidade. A expectativa é que todos os prédios dos CRAS do município sejam contemplados. “Por isso o nome é Arte em Toda parte. A princípio, com apoio da Secretaria de Assistência Social, vamos dar um ‘tapa’ cultural artístico na faixada do CRAS Nova Cidade, que sendo aprovado e bem aceito pela comunidade local, vamos buscar parcerias e recursos para ampliar o projeto tornando diversos pontos em galerias de arte aberta”, explicou Avelino Marinho.

Sala Cultural

Faz parte do projeto “Arte em Toda Parte” a criação de uma sala cultural em todos os CRAS do município. O objetivo é ofertar oficinas para a comunidade, como aulas de artesanato, música, dança, teatro, entre outros. “Já iniciamos as aulas de balés esta semana para as crianças das famílias atendidas nos CRAS. A princípio as aulas ocorrerão de maneira virtual em conformidade com as orientações de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, mas a ideia é que a sala cultural seja criada e em breve iniciadas as aulas presenciais”, disse. “O projeto é muito amplo, além de promover arte urbana, teremos ainda feiras culturais e muito mais”, reiterou o secretário.