Prefeitura promove workshop com artistas culturais sobre editais da Lei Aldir Blanc

Por Rackel Vieira

4 de setembro de 2021

Por Rackel Vieira

4 de setembro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou na noite desta sexta-feira, 03, no Centro Municipal de Ensino Profissional (CMEP), um workshop presencial voltado aos artistas e produtores culturais do município que desejam participar dos editais da Lei de Emergência Cultural, Aldir Blanc.

A oficina teve como objetivo auxiliar artistas a desenvolverem seus projetos para conseguir parte do total de R$ 47 milhões em recursos que serão disponibilizados pelo governo federal. Todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 foram adotados na ocasião, como distanciamento e exigência do uso do álcool 70% e máscara facial. Cerca de 20 fazedores de cultura se inscreveram para o evento.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Avelino Marinho, a iniciativa visa garantir que todos os artistas de Aparecida se inscrevam na Lei Emergencial e sejam contemplados. “Após muitas buscas de artistas por esclarecimentos na Secult, constatamos que a maioria está com dúvidas e dificuldades de construir sua proposta para participar da Lei. E como o prazo para as inscrições dos projetos nos editais foram estendidos para mais uma semana, tivemos a ideia do workshop para alinhar todas as informações e esclarecer todas as dúvidas dos nossos artistas e produtores culturais”, destacou.

As dúvidas foram esclarecidas de maneira didática e simplificada pelo professor e mestre de Universidade de Artes Cênicas, Bruno Peixoto. “Nas três horas de workshop, nós fizemos um alinhamento de propostas da Lei Aldir Blanc, um estudo sobre o mapa goiano, ensinamos sobre como deve ser a escrita dos projetos, o planejamento para a organização da estrutura do que a Lei pede, ou seja, apresentamos o passo a passo para os artistas desenvolverem a escrita do seu projeto cultural”, explicou.

Na ocasião, quem levou um notebook, os materiais e documentos necessários digitalizados, saíram com sua proposta pronta e já inscrita no Edital. Para quem não participou do workshop e tem interesse em se inscrever na Lei Aldir Blanc, é só acessar o site da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás que contém todas as informações:https://www.cultura.go.gov.br/prestacao-de-contas-2/lei-aldir-blanc-2.html