Secretaria de Indústria e Comércio promove capacitação para empreendedores

Por Allan David (com informações de Rackel Vieira)

16 de março de 2023

Por Allan David (com informações de Rackel Vieira)

16 de março de 2023

Foto: Michel Abdallah

Com parceria do Sebrae, atividade realizada nesta quarta-feira (15) buscou aperfeiçoar o atendimento das empresas aos consumidores de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Indústria de Comércio, realizou nesta quarta-feira (15) uma capacitação para microempreendedores e profissionais de empresas sediadas na cidade. Realizado na Casa do Empreendedor do Bairro Cardoso, o workshop foi ministrado pelo Sebrae e buscou melhorar o atendimento ao consumidor no município.

O treinamento ocorreu numa data sugestiva: o Dia do Consumidor. Por isso, a qualificação enfocou a excelência no atendimento ao cliente, da prospecção ao pós-venda.

“As empresas precisam deixar claro para os clientes que elas estão mais preocupadas com o atendimento do que com o próprio faturamento. Por isso, é importante entender os diferentes perfis de clientes, os clientes antigos, atuais e os chamados prospects, ou seja, potenciais clientes”, explicou João Cisneiro, instrutor do Sebrae.

Microempreendedora do ramo de estética, Ana Maria Bueno participou do treinamento. Ela disse que vai colocar em prática o que aprendeu já imediatamente, no salão de beleza que administra com sua mãe. Elas são sócias no negócio há 32 anos. “Um bom atendimento, para mim, é primordial. Atendimento é tudo, é a porta de entrada do estabelecimento.”

O minicurso atraiu à Casa do Empreendedor também o gerente comercial Rodnei Cintra. Ele coordena equipes de vendedores numa loja de peças de motocicletas que funciona há dez anos na região do Garavelo.

“É muito bom ampliar o conhecimento em técnicas de vendas. Vimos que há abordagens diferentes aos clientes nas vendas ativas, vendas passivas e aos clientes inativos”, destacou Rodnei.

Abel Brito, diretor de Fomento da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, explicou que a capacitação ocorreu pelo programa Empreender nos Bairros. Iniciada em dezembro último, a ação tem caráter itinerante e se desenvolve para estimular o empreendedorismo na cidade e qualificar os microempresários em todas as regiões de Aparecida.

“O programa é descentralizado para, justamente, ter uma resposta efetiva na expansão do empreendedorismo em nossa cidade. É por isso que já fizemos, por exemplo, oficinas de atendimento ao cliente, palestras sobre formalização do negócio e workshop de gestão financeira”, relembra Abel Brito.

Executado em parceria com o Sebrae, o Empreender nos Bairros já passou pelos setores Expansul, Village Garavelo e Garavelo.