Secretaria de Saúde alerta a população sobre os perigos do Sarampo

Por Camila Godoy

7 de março de 2019

Por Camila Godoy

7 de março de 2019


Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) está em alerta com os surtos de Sarampo registrados no Brasil e os perigos da ocorrência da doença na cidade. Por isso, a pasta reforça a importância da vacinação, que atualmente é a medida mais eficaz de proteção contra o vírus desencadeador da infecção. A imunização é oferecida gratuitamente em 27 postos da cidade, para crianças e adultos de até 49 anos de idade.

A  primeira dose da vacina, responsável pela imunização contra o Sarampo, deve ser ministrada aos 12 meses de idade e uma segunda dose aos 15 meses. Para quem não se imunizou nesse período, as doses são aplicadas conforme a indicação para a idade. “Além das crianças, é importante que os adultos estejam atentos e procurarem nossas unidades de saúde para atualizar o cartão de vacina sempre que necessário”, destaca o secretário de Saúde do município, Alessandro Magalhães.

Postos de Vacinação

As vacinas contra o sarampo estão disponíveis em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30. São elas: UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elísios; Jardim Florença; Tiradentes; Veiga Jardim; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Caraíbas; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana;  Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda; e Retiro do Bosque.

O serviço também é oferecido nos Cais Colina Azul e Nova Era, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 18h30, e no Centro de Saúde Papillon Park, das 7h30 às 18 horas. Já no Centro de Atendimento Ambulatorial o atendimento ocorre de segunda à sexta-feira. das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 16 horas.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias, como as eliminadas na tosse, espirros ou mesmo durante a fala. Os sinais de contaminação costumam aparecer ao longo dos cinco primeiros dias e incluem febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta, conjuntivite e manchas vermelhas na pele.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)