Secretaria de Saúde realiza formação com os servidores da Educação sobre protocolos sanitários

Por Felipe Fulquim

9 de fevereiro de 2021

Por Felipe Fulquim

9 de fevereiro de 2021

Curso online teve por objetivo apresentar medidas e ações preventivas a serem executadas em caso de eventual retorno das aulas presenciais

Os servidores da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, incluindo gestores, auxiliares de serviços diversos, auxiliares de secretaria e professores lotados nas escolas e CMEIs participaram nesta terça-feira, 09, de formação realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro, que contou com interpretação em Libras realizada por professoras de Inclusão Escolar da SME, foi realizado de forma virtual, com transmissão a partir do laboratório do Centro Universitário Alfredo Nasser, via plataforma YouTube, para o canal da SME e aconteceu em dois momentos do dia, com pauta repetida. Na parte da manhã, entre 8h30 e 10h30 e, na parte da tarde, entre 14 e 16h.

A abertura oficial do encontro, que foi proposto para apresentar aos servidores o protocolo elaborado pela Secretaria de Saúde incluindo as orientações a serem seguidas no retorno das aulas presenciais, que deve acontecer a partir do mês de março, contou com a fala do secretário da pasta de Educação, professor Divino Gustavo, que, na ocasião, enfatizou a importância da formação para o retorno seguro dos alunos nas unidades escolares. “Temos de ser prudentes em relação à retomada das aulas presenciais e, neste sentido, a Secretaria de Educação está obedecendo todas as recomendações da Secretaria de Saúde, seja na aquisição de materiais, seja na orientação de nossos servidores que vêm elaborando um protocolo pedagógico associado aos protocolos sanitários”, adiantou.

As palestrantes do encontro foram a enfermeira Lígia Duarte e a nutricionista Amanda Faria. Ambas atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida e possuem mestrado e especialização pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em Saúde Coletiva e em Análise de Situação de Saúde, respectivamente. Lígia Duarte centrou sua fala no detalhamento de como deverá ser o procedimento para alunos, servidores e para a unidade escolar. Explicou, por exemplo, que as escolas devem, entre outras coisas, atuar no controle da entrada e saída de alunos e servidores, criando fluxo único ou com a alternância de horário, auferir a temperatura, manter o distanciamento mínimo no ambiente escolar, flexibilizar os momentos de alimentação e suspender atividades que envolvam o contato corporal. “Será elaborado um planejamento organizacional individualizado, considerando as particularidades de cada escola que, inclusive, será acompanhada pela Secretaria de Saúde, que irá monitorar o comportamento da Covi-19 na região e na unidade de ensino”, enfatizou.

Amanda Faria, por sua vez, centrou suas palavras nas orientações quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual por parte dos servidores e dos cuidados no preparo da alimentação escolar. Falou também de como deve ser realizado o serviço de limpeza e conservação como forma de prevenir a presença do vírus no ambiente escolar. “É importante garantir que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas, porque isso dificulta a proliferação do vírus”, salientou.

Durante a formação, as palestrantes falaram da importância de se construir uma proposta de retorno considerando as características de cada unidade escolar. E foi pensando na necessidade de elaborar um planejamento individualizado que a SME realizou no último dia 28 de janeiro uma reunião com os gestores das escolas e CMEIs solicitando informações acerca da realidade de cada unidade escolar, envolvendo espaço físico, quadro de servidores e público de alunos.