Secretária Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais visita Aparecida nesta quarta-feira,

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 11 de novembro de 2013 – Nesta quarta-feira (13), Aparecida receberá a visita da Secretária Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais, Silvany Euclênio Silva. Durante sua passagem no município, a secretária irá participar de audiência pública para discutir políticas públicas que promovam a igualdade racial, que será realizada no Centro de Cultura José Barroso, às 10 horas.

A visita foi confirmada pela secretária em outubro deste ano, durante encontro do diretor de Igualdade Racial do município, André Luiz de Souza, que esteve em Brasília articulando projetos destinado às comunidades tradicionais de Aparecida: quilombolas, ciganos, matriz africana etc.

De acordo com André Luiz Souza, a atual gestão demonstra preocupação com as classes historicamente excluídas. “Prova disso é a criação da superintendência da mulher, da diretoria responsável pelos portadores de necessidades especiais, a construção do monumento das três raças na região central, realização da primeira conferência da igualdade racial, entre outras ações”, contou.

AGENDA

Além da audiência pública, a agenda de Silvany Euclênio, em Aparecida, segue no período da tarde com a visita à Matriz Africana IIê Axé Onilewa Azanado no Buriti Sereno. Às 14 horas a comitiva irá vistoriar as obras de construção das 73 casas para os quilombolas na Vila Delfiori. As casas fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O investimento para a construção das unidades é de R$ 4,3 milhões. O convênio entre Prefeitura e Caixa Econômica Federal foi assinado pelo Prefeito Maguito Vilela no dia 9 de setembro deste ano, com a presença da Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães.

Silvany Euclênio encerrará a visita na comunidade cigana e na Escola Municipal Jardim Olímpico que realiza o Projeto Cor da Cultura, no setor Tocantins, prevista para às 15h e 15h30, respectivamente. A Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais é vinculada à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que tem status de ministério. O objetivo do órgão é promover a igualdade e a proteção de grupos raciais e étnicos historicamente discriminados, além de outras formas de intolerância, com ênfase na população negra.