Educação e cultura seguirão de mãos dadas no governo Gustavo Mendanha

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: arquivo

Rodrigo Caldas, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, dará continuidade ao que foi feito na gestão anterior, além de trabalhar por mais melhorias para o ensino fundamental e infantil. Cultura receberá investimentos de R$ 900 mil para incentivar artistas locais

O novo secretário de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia, Rodrigo Caldas, trabalha pela manutenção dos avanços conquistados na gestão anterior e por mais melhorias no setor educacional. Rodrigo é gestor por formação e já esteve à frente das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano em governos anteriores. Assumiu a Educação neste governo de Gustavo Mendanha e diz se sentir honrado pelo convite do novo prefeito.

Para Rodrigo Caldas, é um grande desafio gerir a pasta de Educação e Cultura. Ele está otimista com essa nova fase e garante que vai trabalhar para melhorar ainda mais a estrutura da secretaria. Ele também quer, ao lado de todos os servidores, tornar a educação e a cultura em Aparecida de Goiânia exemplos a serem seguidos por outros municípios.

Cultura
Segundo o secretário, a Cultura em Aparecida receberá novos investimentos a partir deste ano. Além disso, os projetos iniciados nas gestões anteriores e que tiveram o respaldo da população terão continuidade. Entre as primeiras ações está a identificação dos artistas de todas as áreas do município, como dança, catira, teatro e música, entre outros, e a criação de um conselho de cultura para reconhecer e valorizar ainda mais esses profissionais.

Para integrar cultura e educação, a intenção é levar  aulas de teatro, dança e música para dentro das escolas, identificar talentos, ensinar e torná-los reconhecidos em suas áreas. “A educação alinhada com a cultura pode transformar ainda mais as crianças. A atividade lúdica os faz ter mais interesse em ficar na escola do que nas ruas”, diz Rodrigo Caldas.

Outra ação importante que será encampada pelo secretário é a ida à Brasília para colher as últimas assinaturas que faltam para dar início ao projeto dos Pontos de Cultura em Aparecida. A Lei nº. 13.018, do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional de Cultura, beneficiará os artistas locais. Ao todo, serão 14 pontos fixos, um pontão e sete matrizes de diversidade cultural. O valor do investimento será de R$ 900 mil, destinados aos fazedores de cultura da cidade.

Além deste projeto, Rodrigo Caldas disse que buscará recursos para a implantação de uma gravadora de discos para que os artistas locais possam ter meios de gravar seu primeiro trabalho. “Sabe-se que muitos cantores sofrem com a falta de recursos para a gravação do primeiro álbum e assim trilhar o sucesso. Por isso buscaremos recursos para a instalação de uma gravadora municipal, que será o marco na cultura local, valorizando ainda mais os talentos da terra”, explica.

Educação
Está em processo de licitação a construção de mais 21 Cmeis. A meta é colocá-los em funcionamento já no próximo ano, e assim atender a demanda por vagas na rede municipal de ensino. “Atendemos na rede um total de cinco mil crianças e conseguimos liberar 2.668 vagas para os novatos neste início de ano. As 21 novas unidades, além de duas que estão em fase final de construção, totalizarão 53 Cmeis em 2018. Chegaremos a mais de oito mil crianças atendidas na educação infantil”, afirma.

Além das unidades próprias, o secretário informou que irá continuar a parceria com as instituições filantrópicas, que hoje são 23, e intensificará este convênio com outras entidades. “Aparecida continua crescendo e isso atrai a população de outros Estados, o que faz com que sua população cresça a cada ano e isso aumenta também a procura por vagas”, esclarece.

Complementos para uma boa educação

O secretário esclarece que continuará valorizando os servidores e professores, a fim de manter uma educação de qualidade, com uma equipe qualificada. Ele também pretende dar sequência às boas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Para atender à demanda das novas unidades que serão construídas e também das escolas integrais, a perspectiva é realizar um concurso público para novos profissionais da educação e administrativo em breve”, destaca.

O secretário afirmou que pretende aumentar de quatro para oito o número de escolas integrais até 2018. Outro assunto que preocupa a população é a segurança nas escolas, já que apenas as câmeras de segurança e o sistema de alarmes não afastam os criminosos. Para sanar ou amenizar essa situação, Rodrigo afirma que a Guarda Civil não tem efetivo para as 59 escolas e 30 Cmeis, e com isso buscará uma alternativa, como a segurança privada armada.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)