Secretário de Catalão conhece boas práticas da Semma de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação/SEMMA

Prefeitura de Aparecida adota medida para impedir o descarte irregular de entulho e vira modelo para outras cidades

Aparecida de Goiânia, 28 de julho de 2014 – Com o objetivo de trocar experiências com relação à política de resíduos sólidos de Aparecida de Goiânia, o secretário de Meio Ambiente do município, Fábio Camargo, recebeu nesta segunda-feira, 28, o secretário municipal de Meio Ambiente de Catalão (GO), Marcelo Mendonça. De acordo com o titular da Semma de Aparecida, o que chamou a atenção do colega de Catalão, foi a nova política de resíduos sólidos do município, implantada em Aparecida em conjunto com a Secretaria de Regulação Urbana e Rural.

A política prevê que os proprietários de imóveis, para receber o Habite-se, precisam comprovar, por meio de ofício da SEMMA, que destinaram corretamente o resíduo criado durante as obras. “O secretário contou que a cidade passa pelos mesmos problemas que passamos com os entulhos de construção civil, por isso essa nova política chamou a atenção e ele disse que buscará implanta-la na cidade. O que era problema agora se tornou modelo”, explana o secretário.

Fábio Camargo ressaltou que depois da implantação da política para a conquista do Habite-se, a fiscalização tem sido mais frequente e os responsáveis por obras da construção civil estão contratando caçambas e os caçambeiros dando a destinação correta aos resíduos. “Desde o início da campanha Aparecida é Sua Casa, Quem Mora Cuida, temos tido resultados positivos em relação à destinação correta de entulhos e resíduos sólidos, diminuindo o despejo desses materiais em matas e margens de córregos”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Aparecida.

Marcelo Mendonça conheceu ainda o aterro sanitário municipal e empresas licenciadas para receber os resíduos de construção civil. “A visita foi importante para conhecermos um trabalho de tratamento de resíduos sólidos que vem dando resultados positivos. Em Catalão temos hoje um total de 200 toneladas por dia de entulhos e após observar o trabalho feito em Aparecida, iremos levar esse modelo e ver a possibilidade de implantá-la no município”, destacou o secretário de meio ambiente de Catalão.