Secretário de Infraestrutura de Aparecida é homenageado pelo CREA-Go

Por Rackel Vieira

19 de novembro de 2021

Foto: Bruno Galvão

Mário Vilela é gestor da pasta há quase 13 anos e formado em engenharia há 50 anos. Ele foi reconhecido pela contribuição no desenvolvimento de Aparecida e do Estado

Prestes a completar 13 anos à frente da Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia (Seinfra), o secretário Mário Vilela foi homenageado, na manhã desta quarta-feira, 17, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA), no auditório da entidade, por contribuir como engenheiro civil no desenvolvimento da cidade e de outros municípios do Estado. A iniciativa do presidente do CREA, Lamartine Moreira e do vice Ulysses Sena, visa homenagear todos os engenheiros que exercem ou exerceram a profissão em um cargo público, contribuindo com a infraestrutura do Estado de Goiás. “Resolvemos começar pelo Sr. Mário a série de homenagens para as pessoas que de fato fizeram algo por Goiás e pela Engenharia, assim como ele fez. É com grande emoção e gratificação que a gente fica nesse momento em homenageá-lo”, destacou o presidente do Conselho.

Ele complementa: “Faltam as palavras para dizer o quanto é importante para todos nós. O senhor faz parte da engenharia de Goiás, da vida de cada um que está aqui. O dr. Mario Vilela é um tipo de pessoa que agrega na vida das pessoas, isso é uma característica de um líder”, disse o vice do CREA, que já trabalhou com o secretário Mário Vilela na Seinfra de Aparecida, Ulysses Sena.

O secretário Mário Vilela, que completou 50 anos de formação em Engenharia Civil, relembrou sua trajetória ao discursar. “Hoje foi um dia muito importante para minha vida profissional. Me formei em outubro de 1971 na Faculdade Federal de Minas Gerais e agora aqui passa um filme na cabeça da gente, pois 50 anos de trabalho não sãos 50 dias. Já fui professor de Engenharia, presidente da Saneago e fui também secretário de Infraestrutura de Goiás, onde fiz inúmeros projetos para o estado”, contou o homenageado.

Mário conta ainda que se aposentou depois desse período por oito anos, até que o falecido ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, eleito prefeito de Aparecida o convidou para assumir a pasta de Infraestrutura do município em 2009. “Prometi ficar por dois anos e acabei ficando por oito anos, até o final dos dois mandatos dele. Agora completo mais cinco anos como secretário da Seinfra de Aparecida, na gestão do prefeito Gustavo Mendanha. Estou com 75 anos e me sinto totalmente bem e lúcido para exercer a minha função. E tenho a certeza que contribuí para tonar Aparecida o que ela é hoje, uma grande cidade, moderna e com ampla infraestrutura”, reiterou o secretário.

Obras do secretário à frente da Seinfra de Aparecida

Mais de 150 bairros receberam asfalto, milhares de quilômetros de ruas foram recapeadas, galerias pluviais, pontes, bueiros, eixos estruturantes e viadutos foram construídos nos 13 anos de gestão do secretário Mário Vilela. A melhora na mobilidade urbana em Aparecida já é perceptível com a implantação dos Eixos Estruturante Norte-Sul 01, 03 e 04.

Agora, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Seinfra, está construindo outros cinco eixos nas regiões Leste e Oeste que irão finalizar o projeto de Restruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio. Além de interligar regiões que antes não possuíam conexões diretas, os eixos viários também contribuem com o desenvolvimento da cidade, fortalecendo o crescimento de industrias e comércios nas regiões beneficiadas com as obras de mobilidade.

“Me sinto orgulhoso da minha trajetória. Nesses quase 13 anos como secretário posso dizer que contribui muito para essa cidade. É um privilégio receber essa homenagem ainda vivo e sadio, só tenho a agradecer e estendo esse reconhecimento a todos que trabalharam comigo nesses anos todos. Espero contribuir ainda mais com Aparecida e realizar mais obras”, pontuou Mário Vilela.

Histórico

Nascido em 25 de dezembro de 1945 na fazenda Matrinchã, no município de Caiapônia-GO, Mário Vilela é casado com a senhora Marta Inês Carvalho Vilela, pai de três filhos e avô de 1 neto. É engenheiro civil, graduado em 1971, pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Carlos.

Mário Vilela atuou como diretor regional do Departamento Nacional de Obras de Saneamento, de 1982 a 1985; como professor concursado da Escola de Engenharia Civil da UFG, de 1975 a 1996; e como diretor geral do Dergo, atual Goinfra, no período de abril de 1994 a dezembro de 1998. Além disso, atuou como engenheiro da Saneago de dezembro de 1972 até sua aposentadoria, em 1996.

Pelos últimos 12 anos e 10 meses, o Eng. Civ. Mário Vilela atua como titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia. Por toda sua contribuição para a infraestrutura e desenvolvimento da Engenharia em Goiás, o Crea-GO homenageou o engenheiro em nome dos profissionais do Sistema Confea/Crea no Estado.