Secretário de Saúde ouve demandas de vereadores

Por Ana Clara Dias - SMS

6 de junho de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

6 de junho de 2017

Foto: Donizete Santos - Câmara de Vereadores

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Edgar Tolini, esteve na manhã desta terça-feira (06) na Câmara de Vereadores. Durante o encontro, Tolini ouviu as demandas, respondeu questionamentos e recebeu sugestões dos parlamentares, principais representantes do povo aparecidense. Além disso, o secretário também prestou contas sobre diversas ações da Secretaria Municipal de Saúde.

“Muita honra em poder estar presente na Casa. Eu estou sempre à disposição e meu gabinete tem portas abertas. Sou partidário desse tipo de trabalho, de como trabalhar em parceria, como fiscalizar e estar junto à Câmara no desenvolvimento dos projetos. Nós viemos aqui para solucionar, dar respostas e apresentar o que nós podemos fazer em curto prazo”, frisou Edgar.

Segundo o presidente da Câmara Vilmar Mariano (PMDB), a visita do secretário foi um convite dos parlamentares, e não uma convocação. “Tolini tem tratado nós vereadores com muita cordialidade e sempre busca atender nossas reivindicações, por isso é uma honre recebê-lo na cada do povo”, disse o presidente, agradecendo ao secretário.

Durante o bate-papo com os vereadores Edgar Tolini esclareceu sobre as cirurgias eletivas e seu empenho junto ao Ministério da Saúde para retomada desse serviço no município. “Aparecida foi a primeira cidade com mais de 500 mil habitantes a entregar ao Ministério o relatório de todas as cirurgias eletivas pendentes atualmente, com suas respectivas especialidades, para a liberação de recursos do governo”, ressaltou Tolini.

Ainda sobre as cirurgias eletivas, o secretário anunciou que em breve a Secretaria de Saúde vai organizar um mutirão de cirurgias de catarata e varizes. “Com a realização desses procedimentos, a expectativa é reduzir pelo menos em 20% a demanda de cirurgias eletivas no município”, acrescentou.

Questionado pelo vereador Nascimento (DEM) em relação a distribuição de medicamentos na rede, Edgar contou que quando assumiu, a rede estava com déficit de 66 tipos de medicamentos. “Hoje reduzimos para 15, isso só porque foram itens fracassados no processo licitatório normal e por isso serão adquiridos por meio de compra emergencial. Vamos reduzir esse número a zero em breve. Além disso, convido a todos para visitar nosso almoxarifado, que está cheio de medicamentos e insumos, com controle de estoque”, explicou.

Edgar Tolini também explanou sobre a construção do Centro de Saúde Colina Azul, Centro de Especialidades e UPA do Parque Flamboyant. “O Centro de Saúde está encaminhado, o Centro de Especialidades será entregue nos próximos seis meses e a UPA daqui 45 dias, está pronta e sendo equipada”, disse.

Outra boa notícia dada pelo secretário é a aquisição de duas ambulâncias novas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que deve ser entregue pelo Ministério da Saúde dentro de 60 dias. A descentralização do Cartão SUS também foi uma medida da atual gestão para dar mais qualidade e celeridade no atendimento ao usuário. “Agora todas as unidades de saúde do município estão oferecendo os serviços de emissão e atualização do cartão”, completou.

Os vereadores Hilário Giacomet (PSB), Gilsão Meu Povo (PMDB), William Panda (PC do B), Isaac Martins (PR), Pastor Cláudio (PRB), Erivelto Contador (PSDC) e Ataídes Neguinho (PSDB) também fizeram ponderações e puderam discutir assuntos importantes relacionados a pasta com o secretário de Saúde.

Hospital do Câncer

Edgar Tolini contou ainda aos parlamentares que quando foi convidado pelo prefeito Gustavo Mendanha para assumir a pasta, iniciou estudos técnicos para implantação de um Hospital referência em oncologia em Aparecida. Os estudos foram realizados ainda no Ministério da Saúde, quando Tolini chefiava o Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência (DAHU).

“Já recebemos técnicos do Ministério da Saúde que visitaram o Hospital de Urgências e o Hospital Municipal, estamos avaliando a melhor forma de implantação no município. Ontem a secretaria estadual de Saúde se manifestou que realmente Aparecida será a cidade do estado que receberá uma unidade referência em quimioterapia e radioterapia adulto e infantil”, finalizou o secretário.