Secretários empossados prometem empenho e novos projetos

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Destaque para o primeiro teatro de Aparecida de Goiânia, que já começa a ser planejado pela secretaria de Cultura, e deverá ter capacidade para 400 pessoas.

Aparecida de Goiânia, 18 de janeiro de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) empossou hoje, 18, os novos secretários de Esporte e Cultura. José Ribamar Gomes de Souza assumiu o lugar de Khelson Cruz na secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Eliezer Eterno Guimarães responderá pela secretaria de Cultura e Turismo, em substituição a Anésio Rodrigues. Ambos são filiados ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). “Ribamar e Guimarães são ex-vereadores do município e foram bem votados nas últimas eleições. Por isso, ambos têm ciência dos nossos desafios e conhecem bem a cidade, além de terem respaldo na Câmara de Vereadores”, explicou Maguito.

Os novos empossados prometeram dar continuidade aos projetos iniciados na gestão dos ex-secretários e desenvolver políticas públicas, em suas respectivas pastas, para beneficiar os aparecidenses. “Em qualquer função que eu estiver, seja no legislativo ou no executivo, vou honrar a confiança que recebi e defender os interesses da população”, garantiu Ribamar. Entre as ações que pretende empreender, está a conclusão do Centro Olímpico, que oferece diversas atividades esportivas gratuitas à população.

Já para Guimarães a prioridade será desenvolver ações que ajudem a reduzir os índices de criminalidade por meio da cultura. ”É preciso investir no esporte e em projetos culturais para tirar nossas crianças e jovens das ruas”, enfatizou. A construção de um teatro, com capacidade para 400 pessoas, também figura entre os principais projetos do novo titular e recebeu o aval do prefeito Maguito Vilela. Ainda na solenidade, o prefeito autorizou a viabilização do projeto, bem como o de construção de uma praça em frente o Centro de Cultura José Barroso. Maguito terá audiência com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, no dia 30 de janeiro. “Tratarei desses projetos nesse encontro e cumpriremos à risca as orientações do ministério, de forma a garantir os recursos necessários”, anunciou.

Na ocasião, o ex-secretário Anésio Rodrigues agradeceu a oportunidade dada pelo prefeito Maguito Vilela. “Foi uma honra fazer parte da administração de uma cidade como Aparecida, com um prefeito empenhado que divulga nossa cidade nacionalmente”, agradeceu. Khelson Cruz, que comandava a secretaria de Esporte, afirmou que realizou o sonho de poder contribuir com o desenvolvimento da cidade. “Quando eu ia buscar recursos no Ministério dos Esportes e as pessoas descobriam que eu era secretário do Maguito as portas se abriam, devido à sua influência no governo federal”, ressaltou.

TITULARES – Elieser Eterno Guimarães, que assume a Secretaria de Cultura e Turismo, sempre se destacou em Aparecida de Goiânia como comerciante, tendo se estabelecido nos setores Independência Mansões e Jardim Tiradentes. Nasceu em 1967, em uma família humilde de Fazenda Nova (GO),  onde viveu até 1989. Mudou-se para Aparecida de Goiânia em 1991, se casou e teve três filhos. Já estabelecido como comerciante, filiou-se no Partido Progressista (PP) e lançou sua candidatura a vereador pela primeira vez nas eleições de 2004. Recebeu 1.470 votos e tornou-se o 1ª suplente do partido. Em 2008, já filiado no Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), candidatou-se ao cargo de vereador e foi eleito com 2.312. Em 2011, filiou-se ao PMDB e concorreu novamente nas eleições de 2012. Obteve 2.379 e hoje é o 1º suplente do partido.

José Ribamar Gomes de Souza, novo titular da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, é  natural de Itacaja (TO) e é morador de Aparecida de Goiânia há 34 anos. Casado e pai de três filhos, José Ribamar trabalhou como pro-jovem na Celg e assim que completou 18 anos foi contratado pela SAGEL, onde trabalhou por dois anos. Em 1988 começou carreira de funcionário público na Secretaria de Cidadania, onde trabalhou até 2008. Neste mesmo ano se candidatou ao cargo de vereador em Aparecida de Goiânia e foi eleito. Em 2012, candidatou-se novamente, pelo PMDB, e hoje é um dos suplentes do partido.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – Na segunda-feira, 21, Maguito empossa o último integrante de sua equipe de auxiliares: o secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Marcos Alberto Luiz Campos. Ele assumirá a pasta no lugar de Ricardo Rabahi. A posse será no Sesi de Aparecida, às 17h.  Com o anúncio dos três secretários, o prefeito completa o primeiro escalão. A estrutura da prefeitura fica da seguinte forma: 21 secretarias, Procuradoria Geral do Município (PGM), Instituto de Previdência dos Servidores do Município (Aparecidaprev), Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) e Procon, totalizando 25 pastas de primeiro escalão.