Segundo laboratório do Projeto Qualificação nos Bairros é inaugurado no setor Cidade Vera Cruz II

Por Ana Paula Moreira

17 de outubro de 2017

Por Ana Paula Moreira

17 de outubro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Projeto visa oferecer à população cursos profissionalizantes de forma gratuita.

Foi inaugurado nesta terça-feira, 17, o segundo laboratório do Projeto Qualificação nos Bairros, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Cidade Vera Cruz II. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda juntamente com a Secretaria de Assistência Social tem como objetivo oferecer cursos de qualificação profissionalizantes para a população de forma gratuita.

“As parcerias entre as secretarias são importantíssimas para realizar iniciativas como essa, que melhora a vida da população. É dessa forma, de mãos dadas, que vamos fazer Aparecida crescer e ser uma cidade cada vez melhor”, frisou o Vice-Prefeito e Secretário de Governo, Veter Martins

O Projeto Qualificação nos Bairros funciona por meio de parcerias com associações de moradores, creches, igrejas e outras instituições assistenciais com contrapartida da prefeitura. “Aparecida deixou de ser uma cidade dormitório há muito tempo. Agora, várias empresas vem para este município, que deu um salto de desenvolvimento. Por isso, precisamos capacitar nossa população para que elas preencham e estejam preparadas essas novas vagas de emprego que estão surgindo”, destacou o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Motovani.

O novo laboratório conta com 10 computadores, internet e dois professores que irão ministrar os cursos de Noções Básicas de Meio Ambiente, Logística, Segurança no trabalho, Informática Básica e Tecnologia da Informação. As primeiras turmas já foram formadas e as aulas se iniciam a partir desta quarta-feira, 18, entretanto, a cada dois meses serão abertas novas 40 vagas.

“Nosso objetivo na Secretaria de Assistência Social é promover a independência das pessoas em situação de vulnerabilidade. E essa iniciativa vai sem dúvidas contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, ressaltou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

As aulas terão duração de 60 dias e serão divididas nos turnos matutino e vespertino. O aluno matriculado, se preferir, poderá realizar todos os cursos ao mesmo tempo.  A aposentada Domingas da Penha, de 65 anos, é a nova aluna do curso de Informática. Domingas conta que utilizou  um computador com internet poucas vezes e viu no projeto uma oportunidade para aprender. “Achei esse projeto muito importante. Há muito tempo que eu tinha o interesse em fazer esse curso, mas nunca tive a oportunidade de fazer. Agora posso aprender e bem próximo de casa”, disse.