Segurança Pública do DF conhece sistema tecnológico de Aparecida de Goiânia

Por Rafael Freitas

21 de maio de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

O uso de tecnologias avançadas são importantes para a modernização das cidades e eficiência na administração municipal. O projeto Cidade Inteligente, em implantação em Aparecida de Goiânia, visa proporcionar qualidade na prestação do serviço público, desburocratizar processos do setor e otimizar recursos, além de promover a segurança pública com câmeras e sistema de videomonitoramento.

O investimento realizado no município tem chamado a atenção de vários gestores públicos do Estado e do país. Em razão disso, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu na tarde desta quinta-feira, 20, na Cidade Administrativa Maguito Vilela, o secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), delegado federal Milton Neves, para dialogar sobre investimentos em infraestrutura tecnólogica na cidade.

“Estamos implantando tecnologias na cidade e Aparecida de Goiânia será modelo em boas práticas da gestão pública, proporcionando eficiência na prestação do serviço público e modernidade para a futura geração”, afirmou Mendanha. Segundo o gestor municipal, “o desenvolvimento de qualquer cidade está associado atualmente ao conceito de modernidade”.

O secretário Milton Neves, afirmou, na ocasião, que a troca de experiências é uma forma de tomar decisões e replicar bons exemplos. “Esse é um momento significativo para aprimorar conhecimentos. Decidimos conhecer um pouco desse projeto em Aparecida e trocar experiências para que possamos aproveitar na segurança pública do DF. A tecnologia é fundamental para todas as áreas da sociedade e nós precisamos conhecer modelos existentes para que possamos implantar de acordo com a necessidade da população”, pontuou.

Milton aproveitou a oportunidade para conhecer as instalações e operacionalização do Centro de Inteligência Tecnológica de Aparecida (CIT), que abriga duas salas de videomonitoramento e um Data Center. O local funciona por 24h e controla as câmaras instaladas em vias urbanas e prédios públicos da administração municipal.

O secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido, que também participou do encontro, disse que o projeto Cidade Inteligente é uma ferramenta fundamental para que a administração proporcione mais segurança e preste melhores serviços aos moradores. “A cidade vive um momento importante, com aplicação de investimentos em áreas essenciais, e o uso de tecnologias permite a prefeitura aprimorar o trabalho dos órgãos de segurança, mas também facilitar a vida das pessoas com foco na qualidade de vida do cidadão”, afirmou ele ao destacar que as câmeras são fundamentais para a garantia da segurança da população, além de colaborar com trabalhos de prevenção e elucidação de crimes.