Seinfra amplia equipes de tapa buracos para atender a população de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 25 de janeiro de 2016 – As intensas chuvas ocorridas nas últimas semanas tem provocado danos à camada asfáltica de Aparecida de Goiânia, sobretudo nas vias onde o asfalto é mais velho. Com o aumento da demanda para o serviço de tapa buracos, a Secretaria de Infraestrutura ampliou de quatro para sete o número de equipes de trabalho atuando na cidade.

Divididas por regiões, elas priorizam as avenidas principais e linhas de ônibus, como as avenidas Rio Verde, Brasil, Independência, Igualdade, entre outras. Mesmo com esse critério, uma das sete equipes também fica encarregada apenas das vias que recebem maior fluxo de veículos, para aproveitar ao máximo os momentos de estiagem.

Por dia, estão sendo utilizados cerca de 120 toneladas de massa asfáltica apenas no trabalho de tapa buracos. Para agilizar o atendimento à população, os engenheiros e técnicos da Seinfra percorrem os bairros diariamente para averiguar os locais mais críticos e direcionar melhor as equipes. “A população também pode informar sobre a situação da sua rua e solicitar o serviço pelos telefones 3545-5900 ou 3545-6058”, informou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

O secretário explica que como as chuvas estão ocorrendo de forma muito intensa e, em alguns pontos da cidade, ininterruptas, muitas vezes não há tempo suficiente para a compactação da massa asfáltica. Nesses casos, o serviço precisa ser refeito. “Mesmo assim, não vamos deixar de atender nenhum bairro. Na medida do possível, estamos fazendo toda a cidade”, informou.

Outra característica própria de Aparecida, segundo o engenheiro titular da secretaria, é a morfologia do solo. “O lençol freático aflora muito, criando o que chamamos de ‘olhos d’água’. Isso ajuda a acelerar o processo de deterioração da pista. Especialmente nesse período de chuvas muito intensas”, afirmou. É o caso dos bairros Mont Serrat, Vila Alzira, Maria Inês, Serra das Brisas e adjacências e Jardim Tropical, por exemplo, onde esse processo é intenso. “De qualquer forma, trabalhamos diariamente para minimizar os transtornos à população”, reiterou Mário Vilela.

RECAPEAMENTO – Outra medida que será retomada, após esse período de chuvas intensas, é a recuperação por meio do recapeamento, que é a cobertura completa do asfalto antigo com massa asfáltica, após um processo de preparação da pista. Desde 2010, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou o recapeamento de 300 quilômetros de ruas e avenidas.

“Neste ano de 2016 já realizamos esse serviço em algumas regiões, como a do Expansul e avenidas de acesso à BR-153. Mas, com a intensificação das chuvas, interrompemos o atendimento porque não ocorre uma compactação adequada e o trabalho acaba sendo perdido. Assim que as chuvas amenizarem um pouco, retomaremos esse atendimento também”, completou o secretário.