Semana das crianças: pacientes internados na ala pediátrica do HMAP ganham brinquedos

Por Camila Godoy

11 de outubro de 2022

Por Camila Godoy

11 de outubro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

Ação foi organizada pelo Voluntariado Einstein, que distribuiu jogos de estratégia, bonecas, carrinhos, mordedores e chocalhos às crianças

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) preparou uma programação especial para os pacientes internados na ala pediátrica da unidade, nesta semana em que se comemora o Dia das Crianças. Parte das atividades ocorreram na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, quando todo o público infantil das enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) do local recebeu brinquedos. A ação foi organizada pelo Voluntariado Einstein, que distribuiu jogos de estratégia, bonecas e carrinhos para as crianças e mordedores e chocalhos para os bebês.

O primeiro brinquedo distribuído foi entregue diretamente pelas mãos do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, que fez questão de prestigiar o evento. Emocionado, ele parabenizou o Voluntariado Einstein pela iniciativa: “Quando estão internadas, as crianças ficam limitadas ao espaço do hospital e não conseguem participar de nenhuma programação da cidade voltada a elas. Então, é muito importante trazer alegria para esse ambiente. Fazer com que se sintam crianças. Graças ao voluntariado, que já tem experiência com hospitais, podemos oferecer essa experiência aos pacientes do HMAP”.

Humanização

Vilmar Mariano entregou uma boneca à pequena Mariana, internada há três meses no local. A mãe da paciente, Katiane Rosa, moradora do Jardim Tropical, elogiou a iniciativa. “Eu agradeço todos os dias por esse hospital de Aparecida. Eu já passei por umas 50 unidades de saúde e a melhor até hoje, que eu vi, foi o HMAP. O atendimento é excelente e os profissionais atenciosos. Eles se esforçam para ver os pacientes sorrirem, para que as crianças se sintam mais felizes. Hoje, com a distribuição dos brinquedos, estão entregando alegria para quem muitas vezes não tem condições de comprar uma boneca ou um carrinho. Sinto que somos tratados como família. Nunca vi nada igual”, avaliou.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, também participou da ação e explicou como a humanização tem sido prioridade da gestão: “Nossa preocupação sempre foi atender bem o paciente, acolher, ouvir as demandas e entender os anseios da população. Aqui no HMAP esse conceito está sendo ampliado, em parceria com o Einstein e agora com o voluntariado”. Ele afirmou ainda que pretende replicar essa experiência em outras unidades da rede municipal.

Boas iniciativas são compartilhadas

A ideia de ampliação do voluntariado também foi reforçada pela secretária de Assistência Social de Aparecida, Sulnara Santana. Ela participou da entrega dos brinquedos e falou sobre o interesse em avançar com projetos sociais filantrópicos na cidade: “Fiquei muito feliz em conhecer o Voluntariado Einstein. Tenho certeza que vamos aprender muito com eles e que esse é o primeiro passo de outros projetos que virão. Sei que em Aparecida tem muitas mulheres que querem desenvolver trabalhos voluntários e nós vamos fazer o chamamento para que elas possam fazer a diferença conosco”.

A presidente do Voluntariado Einstein, Telma Sobolh, relatou que a ação no HMAP é a primeira atividade presencial da entidade fora do estado de São Paulo e que a expectativa é seguir com o trabalho no HMAP. “Nossa proposta é transferir para Aparecida o conhecimento que acumulamos há mais de 60 anos. Estamos muito felizes por estar aqui. Entendemos que saúde é bem-estar físico, mental e social e nós queremos desenvolver atividades com a comunidade que envolvam toda essa complexidade. A partir de março de 2023 queremos implantar um voluntariado aqui no HMAP. Fazer o mesmo trabalho que já fazemos em São Paulo”.

Brincar é cuidar

Felipe Piza, diretor geral do HMAP, ressaltou a
importância dos profissionais de saúde cultivarem um olhar diferenciado para as crianças: “O impacto de uma ação como essa, de distribuição de brinquedos na semana das crianças, é imensurável. Diretamente já melhora a questão da depressão e ansiedade dos pacientes. Muitas vezes a criança não quer fazer um procedimento e quando ela interage com brinquedo ou com o animal, percebemos que isso já muda naquele instante. Hoje estamos vivenciando uma gotinha do voluntariado para mudar a cultura do hospital, da cidade e do estado”.

O gestor também garantiu que as atividades continuam: “Nós preparamos uma programação muito especial para essa semana. Começou no domingo passado, com interações de equipes de música e teatro nas enfermarias e UTI’s pediátricas. Hoje, celebramos a entrega de brinquedos. Nossa nutricionista também preparou um cardápio diferenciado, bastante lúdico, para que as crianças tenham mais apetite e possam comer de forma saudável e descontraída. Amanhã teremos terapia com cavalos, chamada de equoterapia, que traz muitos benefícios para as crianças, pais e colaboradores”.