Semana Global do Empreendedorismo promove universalização do conhecimento em Aparecida

Por Frederico Noleto

5 de novembro de 2018

Por Frederico Noleto

5 de novembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Com o intuito de promover a universalização do conhecimento em inovação e em novas práticas, a Prefeitura de Aparecida promove a Semana Global do Empreendedorismo no município. O evento, que teve início nesta segunda-feira (05) e termina na próxima sexta-feira (09), acontece simultaneamente em mais de 160 países. O prefeito Gustavo Mendanha esteve presente na abertura, que aconteceu no auditório do Sesi Senai do Village Garavelo,  e assistiu parte da palestra “Empreendedorismo Pensando no Futuro”, ministrada pela consultoria do Sebrae, Cláudia Souza. A iniciativa é das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação, em parceria com o Sistema S – Sebrae, Senac e Sesi Senai; a Universidade Federal de Goiás (UFG); o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Goiás (IFG)  e Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO).

“Eu não poderia deixar de estar aqui. Por vários motivos. Tive a oportunidade, enquanto vereador, de ser o autor do Projeto de Lei que instituiu a Semana do Empreendedorismo no município. Então não poderia ser diferente. Tenho um grande interesse nas áreas de tecnologia e de inovação e acredito que aqui nós todos temos a vocação para o empreendedorismo e é muito importante hoje, como prefeito, seguir incentivando todos vocês a se aprimorarem na cultura do empreendedorismo. Inclusive estamos começando um projeto piloto de ensino de Robótica aos alunos da Escola Municipal Francisco Rafael que, em breve, será expandido para todas as escolas municipais de Aparecida. Temos todo o interesse de que nossos jovens se despertem para este tipo de projeto” – pontua o prefeito.

“Todo mundo tem óculos, uma caneta ou uma blusa. Mas de onde todas essas cosias vieram? Elas vieram de homens e mulheres que resolveram criar e inovar. Então a gente precisa realmente investir em empreendedorismo. E um empreendedor pode ser uma criança e até uma pessoa de idade. Sabemos que o investimento em educação retorna para todo mundo, por isso queremos que nessa Semana Global do Empreendedorismo as pessoas possam se conectar, se inspirar assistindo vídeos, palestras e participando de cursos e capacitações. Para não só compreender melhor o que é esse universo do empreendedorismo mas, principalmente, fazer acontecer” – explica Cláudia Souza.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas, conta que fez uma visita a uma empresa e descobriu que existem 20 vagas de emprego que não são preenchidas há mais de quatro meses porque não aparecem pessoas com a qualificação exigida. “Procurei a direção do IFG para que seja criado um curso específico para qualificarmos pessoas e preenchermos essas vagas com mão-de-obra do município”, disse. Para Cláudia Souza, empreendedorismo é ação. “Se você sair do seu lugar e buscar alternativas, pode superar crises e vencer os obstáculos que a gente tem todos os dias em nossas vidas. O Sebrae, junto com SESI e todo O  Sistema S, vem fazendo essas atividades, workshops e oficinas, para que nossos jovens e toda a comunidade  possam compreender e realmente fazer” – lembra a palestrante. As  inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O prefeito Gustavo Mendanha também destacou em sua fala que Aparecida tem vocação empreendedora e que acredita na tecnologia e também nas cidades inteligentes. “Para termos uma cidade inteligente é preciso termos cidadãos inteligentes. Então esta questão da inclusão das pessoas em uma vida digital é muito importante. Não apenas para usarmos o celular, ouvir música, enviarmos vídeos e fotos mas, principalmente, para usarmos essa inteligência a favor de todos, a favor da nossa cidade. Faremos isso em Aparecida. Ainda nessa semana estamos finalizando uma licitação que irá gerar um circulo virtuoso em nossa cidade. Implantaremos uma imensa rede de fibra ótica, com mais de 500 quilômetros em todo o município” – completa Gustavo Mendanha.

Ele conta que este investimento será importante para melhorar a qualidade dos serviços públicos prestado pela Prefeitura e também porque levará internet rápida a todas as escolas de Aparecida. “A partir disso iremos implantar uma série de projetos para ensinarmos nossos estudantes a poderem trabalhar em plataformas digitais e também levarmos internet grátis a vários pontos da cidade. São vários os benefícios, como a desburocratização e a facilidade para o cidadão ter acesso à cidade inteligente e até mesmo para melhorarmos o serviço de videomonitoramento e a questão da segurança” – lembra Gustavo.