Semana Nacional do Trânsito promove direção consciente para preservar vidas

Por Frederico Noleto

25 de setembro de 2018

Foto: Jhonney Macena

Dados da Secretaria de Mobilidade mostram que foram cometidas mais de 30 mil infrações somente de janeiro a julho deste ano em Aparecida

A preocupação de propiciar o direito de ir e vir das pessoas, com segurança e conforto, por meio de investimentos em Infraestrutura e Mobilidade, é uma das principais premisssas da atual gestão. Realizar políticas públicas que assegurem, junto a isso, o direito à vida, é fundamental. Seja com investimentos nos equipamentos urbanos de proteção a motoristas e pedestres seja com o investimento em Educação no Trânsito. Para conscientizar a todos para a importância de uma direção responsável a
Secretaria de Mobilidade e Defesa Social promove a Semana Nacional do Trânsito no município. O Dia Nacional do Trânsito é comemorado nesta terça-feira, 25.

Com o tema “Nós somos o Trânsito”, o evento tem a finalidade de envolver a sociedade a respeito da importância da questão e propor uma reflexão estimulando condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para que tenham mais cuidado no trânsito. Ainda existem muitos motoristas que cometem infrações, que mesmo pequenas, podem acarretar em sérios riscos. É por isso que campanhas como esta, que chamam a atenção dos condutores para uma melhora na direção, traz benefício para toda a população”  – pontua Luziano da Costa Vale, secretário de Mobilidade e Defesa Social.

A Semana Nacional do Trânsito faz parte das estratégias que compõem a Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito, compromisso firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com os governos de todo o mundo, no sentido de tomar todas as medidas necessárias para prevenir e reduzir as mortes derivadas de acidentes no trânsito. E para marcar a data, a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) intensifica, desde a semana passada, a realização de blitzes educativas nas principais avenidas do município.

“Com o intuito de preservar nosso maior bem, que é a vida, estão sendo realizadas, além das blitzes educativas, várias palestras nas unidades educacionais das redes municipal, estadual e particular. Estamos focando bastante nas grandes empresas e nos motoristas de carretas e caminhões, a respeito da importância de uma direção segura nas vias públicas. Não existe segredo além de seguir  as normas. E é tomando atitudes simples, como o uso do cinto de segurança, evitar usar o celular enquanto dirige e não exceder a velocidade, que podemos preservar a vida” – lembra o secretário.

Dados – Luziano ressalta que a conscientização para um trânsito seguro por meio de ações educativas se fazem necessárias quando são observados os números de infrações cometidas pelos condutores. De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade e Defesa Social apenas neste primeiro semestre de 2018, mais de 30 mil infrações foram registradas pelos agentes de trânsito e nas 50 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade. Dentre as multas com maior incidências estão: estacionamento em local proibido (8.584), dirigir sem cinto de segurança (7522), dirigir falando ao celular (5441), condução sem CNH (2486) e avanço a semáforos (1598).