Aparecida firma termo de cooperação para combater violência contra à mulher

Por Thiago Oliveira

20 de agosto de 2022

Por Thiago Oliveira

20 de agosto de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Evento que ofereceu atendimento as mulheres aconteceu em escola de Aparecida e reuniu mais de 500 atendimentos

A Semana da Justiça Pela Paz em Casa se encerrou hoje, 20, em Aparecida de Goiânia com evento na Escola Municipal Wilsonina de Fátima, no setor Independência Mansões. Durante essa semana foram ofertados mais de 50 serviços as mulheres aparecidenses que buscaram os locais de atendimento na cidade.

O evento é uma parceria do poder judiciário, por meio do Tribunal de Justiça de Goiás e da Prefeitura de Aparecida, na representação da Secretaria Executiva da Mulher. Durante o dia foram ofertados atendimento jurídico, vacinação, teste de covid-19 e encaminhamento de emprego, por meio da Secretaria de Trabalho.

Durante a cerimônia de abertura deste último dia, a primeira-dama de Aparecida e Secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, relembrou da importância em cuidar das mulheres e formar uma rede de apoio e proteção. “Hoje é um dia muito importante para que as mulheres que sofrem algum tipo de violência tenham nosso apoio e atenção”, pontuou a secretária.

No local também houve atendimento para as mulheres que necessitavam fazer denúncias e pedido de medida protetiva junto a Polícia Civil, com a delegacia itinerante. A titular da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, Dra Cybele Tristão reforçou que a mulher que sofre esse tipo de violência vá a delegacia. “Nós estamos com esse atendimento para oferecer uma rede de proteção e fortalecer o enfrentamento a essa violência”, afirma.

A secretária Executiva da Mulher, Tia Deni, lembrou que essa parceria é importante para prestar um serviço a sociedade e chamar atenção para a causa das mulheres que vivem em situação de violência. “Todos nós temos participação nessa causa. Essa é uma rede que precisa ser estendida a toda a sociedade”, concluiu.

Jardeane dos Santos foi a escola para buscar atendimento no serviço de divórcio da Defensoria Pública de Aparecida. Segundo ela, ficou sabendo deste evento na escola do filho e decidiu vir. “Esse tipo de ação é muito importante pra gente porque permite a população que não tem condição financeira de buscar um apoio jurídico de forma gratuita”, enfatizou.

Na sala da DPA também era oferecido serviços para encaminhamento de pedidos para 2ª via de certidões. Jesiele Nogueira foi para pedir a 2ª via da certidão de casamento e acredita que quantos mais eventos desse melhor. “É muito importante porque reúne vários atendimentos em um único lugar. A pessoa pode vir e tomar vacina, saber dos seus direitos, fazer um exame, então é muito bom”, refletiu.

Termo de Cooperação

No último dia de evento também foi celebrado um termo de cooperação entre a Prefeitura de Aparecida, o Tribunal de Justiça de Goiás, órgão de polícia como o batalhão Maria da Penha da PM, a DPA, a 20ª Promotoria de Justiça de Aparecida, a Sub-seção da OAB de Aparecida e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Este termo institui a implementação do Fluxo de Atenção e Proteção as Mulheres em Situação de Violência em Aparecida. O tratado busca uma atuação conjunta entre todas as partes para o atendimento eficaz das mulheres que sofrem esse tipo de violência.

Primeira-dama assina termo de cooperação para fortalecer combate à violência contra a mulher. Foto: Ênio Medeiros

Na cerimonia de assinatura, a secretária Sulnara afirmou que essa parceria é muito importante. Em nome do prefeito Vilmar Mariano, a primeira-dama falou que essa é uma nova força-tarefa que se inicia hoje. “Nós queremos que as pessoas que nos procurem tenham um atendimento de começo, meio e fim. Todas as secretarias vão trabalhar em conjunto para oferecer um serviço de qualidade”, pontuou.

A juíza do Juizado de Violencia Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Jordana Brandão, reforçou a importância dessa ação conjunta. “No funcionamento dessa rede nós esperamos oferecer a todas as mulheres um ambiente de amparo, livre do medo para o rompimento do ciclo de violência”.

Tia Deni lembrou que essas situações só vão mudar quando uma cuidar da outra. “Essa história de quem em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher é um pensamento que aos poucos nós estamos extinguindo e para isso contamos com a ajuda de cada uma de vocês. É importante que todos nós estejamos unidos nessa causa”, afirmou.

Presenças

Estavam presentes no evento a Secretária de Assitencia Social, Sulnara Santana, o secretário de Educação, Divino Eterno; o secretário de Trabalho, Jefferson Ferreira; a Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violencia Domestica e Familiar do TJGO,  Desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; a Juiza do Juizado de Violencia Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Jordana Brandão; a representante do Batalhão Maria da Penha da PM, Marineia Mascarenhas; a titular da Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher, Cybele Tristão; o responsável pela Defensoria Pública de Goiás, João Pedro de Carvalho Garcia; representando a 20ª Promotoria de Justiça de Aparecida, Valéria Cristina de Paula Magalhães; a conselheira Municipal dos Direitos da Mulher, Nilda Simone e Sebastião Justo representando a subseção da OAB Aparecida.