Semas promove debate sobre papel do assistente social

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 28 de maio de 2012 – A prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu nesta terça-feira, 28, um debate com assistentes sociais da Semas e das secretarias municipais de Saúde, Educação, Habitação, Fazenda, INSS, Agência Prisional de Goiás, de ONG’s e do Conselho Regional do Serviço Social de Goiás – 19ª Região (Cress – Goiás). O encontro, realizado no Sesi, foi uma homenagem aos assistentes sociais que atuam no município e fez parte das celebrações do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio.

Durante o evento, várias pessoas fizeram uso da palavra. Patrícia Evers, assistente social da Superintendência de Proteção Básica da Semas, abriu o encontro demonstrando emoção. “Sinto-me muito valorizada, muito emocionada. Nunca havia participado de um encontro promovido por uma Secretaria de Assistência Social homenageando o assistente social”, declarou.

A superintendente de Proteção Básica da Semas, Regilene Conceição Moreira de Deus, destacou a importância da promoção de debates como esse e propôs a realização de novos encontros. “Podemos promover um seminário e organizar o Cress em Aparecida”.

Por sua vez, a secretária municipal de Assistência Social, Carmem Silvia, destacou que o evento reforça a importância do trabalho da categoria junto à sociedade. “Ainda hoje algumas pessoas não têm entendimento sobre o papel do assistente social. Conheço o valor e sei da importância da assistência social e dos assistentes sociais que trabalham com o coração”, disse ela, destacando as dificuldades que esses profissionais encontram no seu dia a dia para exercer a profissão a contento.

Carmem Silvia lembrou aos presentes de uma conquista da classe nesta gestão, que foi a equiparação salarial, mas destacou que a categoria clama pela realização de concurso público que depende da criação do cargo de assistente social no quadro funcional da prefeitura, o que deve ocorrer em breve. Ela afirmou que está na luta por essa regulamentação. “As boas causas a gente tem que continuar lutando. É assim que a gente conquista as grandes vitórias”.

O superintendente de Proteção Especial da Semas, Nei Sílvio de Oliveira, lembrou que o asfalto, as escolas, o saneamento básico, as unidades de saúde e Cmeis, entre outros benefícios, não viriam para Aparecida se o governo federal não fosse informado sobre os indicadores sociais contidos no Cadastro Único feito pela Semas.

O vice-prefeito Ozair José destacou o crescimento do trabalho da assistência social nesta gestão e disse que também vai lutar para que seja inserida no quadro funcional da prefeitura a categoria de assistente social e imediata realização de concurso público para a contratação desse profissional.

Coordenadora do serviço social da INSS de Aparecida, Patrícia Soares Campos disse que essa é a única profissão que tem obrigação de manter articulação com outras instituições e declarou que as portas do INSS estão abertas para essa articulação com a Semas do município. “Os avanços em Aparecida são nítidos. No dia a dia a gente percebe essa melhora”, declarou ela ao elogiar o trabalho desenvolvido na cidade pela Semas.

Já a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional do Cress Goiás – 19ª Região, Ilma Inácia de Souza Pugliesi, fez ampla explanação sobre o trabalho do assistente social e destacou que a categoria hoje é regida por um marco regulatório que mudou a maneira de promover a assistência social no Brasil. Afirmou ainda que o Cress Goiás – 19ª Região – está do lado da Semas na luta pelo reconhecimento da categoria e realização de concurso público para assistente social no município. Ela também anunciou que Aparecida terá um núcleo do Cress.

Carmem Silvia afirmou também que é fundamental a integração do trabalho dos assistentes sociais nas várias esferas do governo e junto aos parceiros, como ONG’s e outras instituições. Em sua opinião, ainda há confusão sobre o entendimento adequado para que a política de assistência social preconizada hoje seja implantada com eficiência, o que pode mudar com debates como o promovido pela Semas.

Um vídeo destacando o papel e a importância do assistente social foi mostrado durante o evento e comoveu os presentes, que tiveram ainda a companhia da cantora Carol Guedes, animando o encontro.