Semas realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 06 de agosto de 2013 – A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com apoio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMASAP), promove a partir de amanhã, quarta-feira (07), às 18 horas, a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia. O evento será encerrado na quinta-feira, 08, e este ano terá como tema “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”.

O objetivo é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado.

A abertura do evento será no auditório do SESI, no Village Garavelo, e contará com as presenças da secretária municipal de Assistência Social, Carmem Sílvia, do prefeito Maguito Vilela, do presidente do CMASAP, Hamilton Fidelis Júnior, de assistentes sociais, representantes da comunidade, convidados e autoridades. O programa se estenderá até as 21 horas.

Na quinta-feira, dia 8, as atividades terão início às 8 horas, com encerramento às 17 horas. Na parte da manhã serão realizadas duas palestras. Uma ministrada pela secretária municipal de Assistência Social, Carmem Sílvia, que fará uma avaliação do Sistema Único da Assistência Social no município. “É importante discutirmos e buscar uma definição sobre a melhor maneira de garantir recursos que financiem a assistência social plena no município”, destacou a secretária.

A outra palestra será ministrada por Renato Francisco dos Santos Paula, que é assistente social, doutor em Serviço Social pela PUC-SP e professor da UFG. Ele falará sobre a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS. Logo depois será realizado debate, seguido de introdução dos eixos temáticos. Às 16h15 está prevista a leitura e aprovação das moções e às 16h30 será realizada a eleição dos delegados do município que participarão da Conferência Estadual de Assistência.

Pré-conferências

A IX Conferência Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia foi precedida de pré-conferências realizadas nos dias 30 e 31 de julho nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos setores Garavelo e Internacional Park, Nova Cidade e Jardim Olímpico. No dia 1º de agosto foram realizadas duas pré-conferências, uma no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) do Centro e outra no Creas-POP e Abrigo.

Durante esses encontros, a comunidade local foi ouvida, juntamente com assistentes sociais que trabalham nessas regiões, e as pospostas tiradas desses encontros serão debatidas na IX Conferência Municipal.

Dia 07 de Agosto (quarta-feira)

17 às 20h – Credenciamento

18h – Abertura (cerimonial): Composição da mesa e execução dos hinos de Aparecida de Goiânia e Nacional pela banda do PETI;

Pronunciamento das autoridades;

Posse dos Conselheiros (Biênio 2013/ 2015).

18h40 – Pronunciamento do Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência   Social: Geziel Alves Pereira.

19h – Breve histórico sobre a Política de Assistência Social/SUAS: Regilene Conceição  M. de Deus, Superintendente da Proteção Social Básica do   Município de Aparecida de Goiânia, e Nilda Lúcia, Assistente Social.

20h – Coquetel e encerramento.

Dia 08 de agosto (quinta-feira)

8 às 9h – Recepção e café da manhã.

8 às 10h – Credenciamento.

8h30 – Abertura dos trabalhos.

Introdução sobre a Conferência:

Adriana Silveira, assistente social e Conselheira do CMASAP.

Momento cultural:

Apresentação Banda do CEMADIPE;

Apresentação de painéis de grafite pelo coletivo Projovem.

Leitura e aprovação do Regimento Interno:

Coordenadora: Divina Maria de C. Souza.

Secretária: Lidiane Souza.

9h – 1ª. Palestra: Avaliação do Sistema Único da Assistência Social no Município.

Expositora: Carmem Silvia – secretária municipal de Assistência Social.

Coordenadora: Cristine R. Rocha – psicóloga e coordenadora do CREAS/POP.

Secretário: Vitor Pravato – conselheiro.

9h30 – 2ª. Palestra: A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS.

Expositor: Renato Francisco dos Santos Paula – assistente social e doutor em      Serviço Social.

Coordenadora: Angela Beatriz de L. Borges – psicóloga e coordenadora do CRAS.

Secretário: João Paulo M. Develasco – psicólogo.

10h10 às 10h40 – Debate

Secretárias: Elizângela Ma. da Silva e Fátima de Jesus M. Bento – assistentes sociais.

10h40 – Introdução dos eixos temáticos.

12h às 13h30 – Alomoço.

13h30 às 15h30 – Trabalho dos grupos:

Grupo 1 – Eixo temático 1: O cofinanciamento obrigatório da assistência social.

Coordenador: Leandro Augusto.

Relatora: Magda Borges.

Grupo 2 – Eixo temático 2: Gestão do SUAS – vigilância socioassistencial, processo de   planejamento, monitoramento e avaliação.

Coordenador: João Paulo M.ra Develasco.

Relatora: Angélika Cristina S. Martins.

Grupo 3 – Eixo temático 2: Gestão do SUAS – vigilância socioassistencial, processo de   planejamento, monitoramento e avaliação.

Coordenadora: Lidiane Souza.

Relatora: Fátima de Jesus M. Bento.

Grupo 4 – Eixo temático 3: Gestão do Trabalho.

Coordenadora: Angela Beatriz de L. Borges.

Relator: Paulo Sérgio Pacheco.

Grupo 5 – Eixo temático 4: Gestão dos Serviços, programas e projetos.

Coordenadora: Kenie Marra.

Relator: Tarcisio S.Ferreira.

Grupo 6 – Eixos temáticos 5 e 6: Gestão dos benefícios do SUAS e Regionalização.

Coordenadora: Verônica Oliveira.

Relatora: Angela Brasil.

15h30 às 16h – Plenária final (apresentação das propostas).

Coordenadoras: Adriana Silveira e Angela Beatriz.

Secretária: Elizângela Ma.da Silva.

16h15 – Leitura e aprovação das Moções.

Patrícia Maria Evers Zdepski – assistente social.

16h30 – Eleição dos delegados.

Coordenadores: Roseli Maria Silveira, assistente Social, e Aldivo Araújo, conselheiro.

17h – Encerramento e lanche.